Modelos e Processos de Negócios
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de:
a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.
b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência
c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização.
d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização.
e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.
Programa
I - Conceitos e Fundamentos. Modelos e processos: enquadramento e importância estratégica;
II - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio;
III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelo 'as-is' e 'to-be'.
IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços.
V - Gestão de processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão de performance.Modelos de Gestão.
Bibliografia Complementar
Tenner, Arthur R.;
Process redesign. ISBN: 0-201-63391-4
Sharp, Alec;
Workflow modeling. ISBN: 1-58053-021-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de aplicações práticas reais.
- Extra-aula: Realização regular de trabalhos individuais de dimensão e complexidade limitadas relativos à matéria leccionada nas aulas téoricas.
- Aulas teórico-práticas: Realização de um projecto relativo à análise e desenho dos processos de negócio de uma organização, e à especificação do respectivo sistema de informação de suporte. O projecto, realizado em equipa, será de complexidade média/elevada e de duração longa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Trabalho em equipa: Desenvolvimento de modelo de negócio e análise dos processos |
Trabalho escrito |
50,00 |
|
|
Trabalhos práticos individuais |
Trabalho escrito |
26,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo regular |
Estudo autónomo |
20 |
|
Preparação exame final |
Estudo autónomo |
10 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência das aulas (normas gerais de avaliação) e realização do trabalho prático previsto
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das seguintes componentes:
- trabalho individual e participação nas aulas (inclui opinião docente): 10%
- trabalho em equipa: 40%
- exame escrito: 50%
Provas e trabalhos especiais
Realização de trabalhos individuais regulares (trabalhos de casa);
Realização de trabalho prático (projecto) em equipa de longa duração e complexidade média/elevada.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial podem optar por frequentar a disciplina como se fossem alunos ordinários, submetendo-se às normas da avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se a:
- um exame escrito que contribuirá com 35% da classificação final;
- um exame oral que contribuirá com os restantes 20% para a classificação final;
- apresentação e discussão de trabalho prático individual (45%).
Melhoria de classificação
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada.
Observações
A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência e um mínimo de 40% na prova escrita.