Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEC0088

Sistemas de Informação Empresariais

Código: EEC0088     Sigla: SIEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 18 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 5 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem por objectivo central habilitar os alunos a desenvolver sistemas de informação industriais integrando dispositivos de aquisição de dados, sistemas de gestão de bases de dados e aplicações web.
Como objectivos complementares, a disciplina contribuirá para consolidar conhecimentos de carácter metodológico relativos à análise e especificação de sistemas, à gestão de projectos apresentados noutras disciplinas, e aprofundar o conhecimento sobre os processos de negócio das empresas industriais tais como a gestão da produção, a gestão da qualidade, a logística e a manutenção.

Programa

1. Fundamentos de programação Web
- Conceitos base sobre aplicações Web
- Apresentação da linguagem HTML
- Apresentação das folhas de estilo
- Apresentação da linguagem de programação PHP
- Apresentação da linguagem de programação JavaScript
2. Técnicas de programação na Web
- Manutenção do estado em aplicações Web
- Estruturação das aplicações Web: camada de acesso dados, camada lógica de negócio e camada de apresentação.
- Serviços Web e Ajax
3. Tópicos de sistema de gestão de bases de dados
- Restrições de integridade, vistas, triggers e transacções
- Modelação de dados e projecto de bases de dados

Bibliografia Obrigatória

Rasmus Lerdorf, Kevin Tatroe; Programming PHP, O'Reilly , 2002. ISBN: 1-56592-610-2 (EBook da FEUP - http://proquest.safaribooksonline.com/?uiCode=porto&xmlId=1-56592-610-2)
Ewald Geschwinde, Hans-Jürgen Schönig;  PHP and PostgreSQL: Advanced Web Programming, Sams Publishing, 2002. ISBN: 0-672-32382-6 (EBook da FEUP - http://proquest.safaribooksonline.com/?uiCode=porto&xmlId=0-672-32382-6)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na fase inicial da disciplina são introduzidos os fundamentos da programação para a web e é realizado um trabalho prático com duração aproximada de 6 semanas com o objectivo adquirir as técnicas fundamentais da programação para a Web. Na segunda parte são abordados tópicos mais avançados (tais como, Webservices, ajax, estruturação das aplicações Web, projecto de bases de dados) e, em paralelo, é desenvolvido o projecto de um sistema de informação industrial (análise de requisitos, especificação, concepção, implementação e teste).

Software

PostgreSQL

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Desenvolvimento de aplicação web Trabalho escrito 40,00
Introdução à programação web Trabalho escrito 40,00
Exame Exame 2,00
preparação para o exame Exame 8,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 20
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Trabalhos Práticos: Nota mínima de 40%

Fórmula de cálculo da classificação final

A classifcaçãofinal é obtida da média ponderada das seguintes componentes:
- Avaliação contínua: 10%
- Trabalhos práticos: 60%
- Exame final: 30%

A aprovação na disciplina requer ainda uma classifcação mínima de 40% no exame final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência a partir de:
- um conjunto de trabalhos individuais a ser definido pelos docentes.
- classificação no exame final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da avaliação distribuída é possível através da realização de um trabalho individual adicional. A melhoria de classificação do exame final obedecerá ao regulamento em vigor.

Observações

No final do trabalho prático realizado na primeira parte da disciplina e do projecto realizado na segunda parte, cada aluno efectuará uma apresentação aos docentes e será sujeito a uma avaliação individual, em conformidade com os objectivos atribuídos à disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-22 às 07:13:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias