Economia e Gestão de Empresa
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão, proporcionando uma visão integrada dos processos e das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, aborda-se o processo de gestão, as principais áreas funcionais, e a gestão estratégica como área integradora.
O curso terá um carácter teórico-prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos.
Programa
1. A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1. A Gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da Gestão
2. POLÍTICAS FUNCIONAIS
2.1. Marketing
2.2. Gestão de Operações
2.3. Gestão Financeira
2.4. Recursos Humanos
3. O PROCESSO DE GESTÃO
3.1. Planeamento
3.1.1. Gestão estratégica e competitividade
3.1.2. Missão e objectivos
3.1.3. Análise do meio ambiente externo
3.1.4. Análise do meio ambiente interno
3.1.5. Desenvolvimento de estratégias
3.2. Organização
3.3. Liderança
3.4. Controlo
Bibliografia Obrigatória
Sebastião Teixeira; Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 844-814-617-4 (2ª edição)
Hitt, Michael A.;
Strategic management. ISBN: 0-324-11479-6
Bibliografia Complementar
Donnelly, Jr., James H.;
Administração. ISBN: 972-773-037-X
Gomez-Mejia, Luis R.;
Management. ISBN: 0-07-111131-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas serão apresentados conceitos e instrumentos de gestão, acompanhados da análise de casos e sua discussão.
Nas aulas práticas serão discutidos casos e realizados pequenos trabalhos. Os casos de estudo serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes, para que os alunos os possam ler e posteriormente discutir nas aulas teórico-práticas.
O trabalho de grupo centrar-se-á na utilização de tecnologias na gestão estratégica e no desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa já existente. Os alunos deverão mostrar capacidades de utilização dos conceitos e instrumentos abordados nas aulas ao caso concreto de uma empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
nf=0,4trabalho de grupo+0,6*exame
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho e outros temas que os docentes julgarem adequados.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.