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Térmica de Edificios

Código: EM1551     Sigla: TE

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 17 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 7 7 -
MIEM 11 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 - 7 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos aprendam os conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios, em termos dos requisitos funcionais que determinam o estabelecimento das condições ambientais interiores pretendidas, em termos das solicitações climáticas a que estão sujeitos, e em termos da resposta dos componentes dos edifícios, individualmente e no seu conjunto, a essas solicitações, no sentido de desenvolver um espírito crítico que leve a decisões correctas aquando do projecto e dimensionamento térmico de edifícios.

Programa

1. Psicrometria (revisão)
2. Conforto
3. Qualidade do Ar
4. Infiltrações e Ventilação Natural
5. Clima
6. Geometria e Radiação Solares
7. Balanços Térmicos e Energéticos em Edifícios
8. Prioridades de actuação na Concepção Térmica de Edifícios
9. Concepção bioclimática de edifícios (sistemas passivos)

Bibliografia Obrigatória

Maldonado, Eduardo; Apontamento de Térmica de Edifícios
McQuiston, Faye C.; Heating, ventilating, and air conditioning. ISBN: 0-471-35098-2

Bibliografia Complementar

ASHRAE ; Norma 62-2001: Ventilation for Acceptable Indoor Air Quality , ASHRAE, 2001
Allard, Francis 340; Natural ventilation in buildings. ISBN: 1-873936-72-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As matérias são leccionadas em aulas teorico-práticas, consistindo geralmente numa exposição teórica no início da aula, com duração variável, mas, em média, de cerca de 60 minutos, incluindo a discussão de casos concretos práticos (neste caso, podendo esta fase da aula chegar aos 90 minutos no total). São também propostos problemas e trabalhos aos alunos para trabalho individual ou em grupo fora das aulas, sendo estes discutidos nas aulas na parte final destas, no tempo restante.

São incluidas três sessões práticas laboratoriais: uma com equipamentos para medição de humidades relativas, uma segunda para medição das taxas de infiltração pelos métodos da porta-ventiladora e dos gases traçadores, e uma terceira para medição de caudais de ventilação forçada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Não exceder o limite de faltas e realizar, apresentar e discutir pelo menos dois relatórios das três sessões laboratoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuida:
Mini-teste ou exame finals: 75%
Relatórios das sessões laboratoriais: 25%
Opinião dos docentes: + ou - 1 val.

Provas e trabalhos especiais

1. Técnicas de medição de humidade relativa (1 aula)
Ilustração dos diversos tipos equipamentos (psicrómetro, medidor de ponto de orvalho e medidor capacitivo), comparando os resultados e inferindo a precisão de cada tipo de equipamento. Avaliação do grau pessoal de conforto térmico de cada aluno, face às condições ambientais na sala de aula, e à roupa e actividade de cada aluno. São feitas pelos alunos medições das condições ambientais objectivas.

2. Medição das infiltrações (taxa de renovação) numa sala (1 aula)

Demonstração das técnicas e funcionamento dos equipamentos de gases traçadores e porta-ventiladora, com tratamento dos dados recolhidos pelos alunos para obtenção dos valores medidos das taxas de renovação respectivas.

3. Medição dos caudais de ar a circular em condutas e insuflados por difusores (1 aula)

Demonstração das técnicas de medição de caudais em instalações de ventilação forçada, em condutas rectangulares e circulares, incluindo pitot, fio quente, métodos integrais, etc.. Referência às normas existentes, influência da localização dos pontos de medida. Tratamento dos dados e comparação da precisão dos diferentes métodos de medição. Efectuar o balanço energético de uma instalação AVAC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final.

Os alunos dispensados de frequência são também chamados a realizar uma prova complementar prática, com componentes escrita e oral, que permita demonstrar os conhecimentos que não puderam ser avaliados de forma contínua, nomeadamente os trabalhos correspondentes às sessões laboratoriais indicadas como requisito obrigatório para frequência válida.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida de acordo com as normas em vigor.
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