Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ103

Laboratórios de Química I

Código: EQ103     Sigla: LQI

Ocorrência: 2001/2002 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 108 Plano Oficial EQ a partir 1995 1 3 5,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos aprendam a partir do nome dos compostos inorgânicos escrever a formula do composto e vice-versa. Adquiram conhecimentos básicos sobre análise estatística de resultados de análises químicas. Conheçam as regras de segurança a ter em conta num laboratórios de química. O principal objectivo das aulas práticas é ensinar a medir volumes, massas e concentrações, e ensinar alguns dos principais testes usados na análise química qualitativa.
Pretende-se ainda que os alunos tomem contacto com um laboratório de microbiologia, conheçam os principais tipos de microrganismos e aprendam, na prática, a cultivar os microrganismos, a usar o microscópio óptico, e a testar a eficácia de agentes antimicrobianos.

Programa

Nomenclatura dos compostos inorgânicos. Segurança laboratorial. Química analítica quantitativa e qualitativa: procedimentos laboratoriais. Os reagentes, o material e as operações básicas em química analítica: Classificação dos químicos comerciais, material de uso corrente, a amostragem, medições de massa, determinação de volumes, manipulação de sólidos e líquidos, evaporação de líquidos, decantação e filtração, secagem e incineração. Análise de resultados experimentais: Erros, precisão e exactidão, testes de significância simples. Representações gráficas. Regressão linear. Análise química qualitativa: identificação de catiões. Microrganismos e microbiologia: i) de que falamos, quando falamos em microrganismos; ii) como percepcionamos a sua existência (microscopia, cultivo, actividade, genes); iii) porque têm tão forte impacto nas actividades humanas (versatilidade metabólica, ubiquistas, movimento, formas de resistência e dispersão, baixo tempo de geração); iv) como podemos controlar o desenvolvimento dos microrganismos (agentes antimicrobianos físicos e químicos); v) microbiologia aplicada (exemplos da aplicação de microrganismos na indústria e no ambiente). Nas aulas práticas serão realizados os seguintes trabalhos: Determinação da formula de compostos simples e hidratados; preparação de soluções padrão, aferição de soluções, identificação de catiões, identificação de microrganismos utilizando testes preliminares: observação de microrganismos ao microscópio óptico após coloração, crescimento em meios gerais e meios selectivos, e avaliação da eficácia de agentes antimicrobianos (físicos e químicos).

Bibliografia Principal

- Baptista, M. J. , " Segurança em Laboratórios Químicos", Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 1979 (existe na FEUP)
- Ribeiro da Silva, M.ª e M.D. Cruz, "Técnicas Laboratoriais, Trabalhos Práticos" Dep. De Química, Fac. Ciências do Porto, 1977.
- Pombeiro, A.J.L.O., "Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1983.(existe na FEUP)
- Skoog, D. A. and West, D. M., "Fundamentals of Analytical Chemistry", 6ª ed., Saunders College, New York, 1991(existe na FEUP)
- Apontamentos de Microbiologia fornecidos pelo professor

Bibliografia Complementar

- Vogel, A.I., "Análise Química Quantitativa", 5ªed. Rio de Janeiro, 1992.(existe na FEUP)
- M. T. Madigan, J. M. Martinko, e J. Parker. 2000. Brock - Biology of Microorganisms. 9ª edição. Prentice-Hall, Inc. EUA. (existe na FEUP a 8ª edição)
- Pelczar, M.J., E.C.S. Chan, N.R. Krieg, "Microbiology-concepts and applications", McGraw-Hill, Inc.,EUA, 1993 (não existe na FEUP).
- Glazer, A.N., H. Nikaido, "Microbial Biotechnology. Fundamentals of applied microbiology", W.H. Freeman and Company, New York, 1995 (existe na FEUP).
- Crueger, W., A Crueger, " Biotechnology: a textbook of industrial microbiology", 2ª edição, Sinauer Associates, Inc. EUA. (existe na FEUP).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição. Aulas teórico-práticas de resolução de problemas de aplicação. Aulas práticas de laboratório onde serão feitos os trabalhos acima referidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

- Têm frequência os alunos que tenham obtido aprovação na parte prática da disciplina desde o ano lectivo de 1999/2000.
- As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
- Os alunos repetentes com frequência serão avaliados unicamente da parte teórica na época de exames de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final


NF=0,4NM+0,6NQ

Melhoria de classificação

- Os alunos que pretendam subir nota só o poderão fazer relativamente à parte teórica com exame a decorrer na época de recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-03 às 01:04:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias