Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ102

Química Geral I

Código: EQ102     Sigla: QGI

Ocorrência: 2001/2002 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 120 Plano Oficial EQ a partir 1995 1 4,5 6,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento e consolidação dos conhecimentos básicos anteriormente adquiridos pelos alunos. Estudo da ligação química e da geometria molecular e sua relação com o comportamento macroscópico das diferentes formas de matéria (gases, líquidos e sólidos).

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de química dos 10º-12º anos de escolaridade.

Programa

Revisão de algumas noções básicas. Teoria quântica e estrutura electrónica dos átomos. Ligação química. Geometria e estrutura molecular. Propriedades dos gases. Líquidos e sólidos.

Bibliografia Principal

- P. Atkins e L. Jones, “Chemical Principles”, W.H. Freeman and Company, New York, U.S.A., 1999 (livro de base).
- R. Chang, “Química”, 5ª edição, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa, 1994

Nota: Estes livros existem nas Bibliotecas da FEUP.

Bibliografia Complementar



Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição acompanhadas de exemplos práticos.
Aulas teórico-práticas de resolução de problemas sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Os problemas propostos constam de fichas elaboradas pelo docente da disciplina , previamente distribuídas aos alunos. É dada particular atenção à análise crítica dos resultados e à pesquisa de dados em tabelas fornecidas aos alunos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-03 às 01:01:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias