Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EM631

Projecto de Fim de Curso

Código: EM631     Sigla: PFC

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~fonseca/ProjFim/ProjFim.html
Unidade Responsável: Secção de Desenho Industrial
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 13 Plano de Estudos EM Oficial a partir de 2000 5 14,5 25 -
Plano para Bachareis EM a partir 2000 2 14,5 25 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicação dos conhecimentos adquiridos nos domínios do projecto de moldes e da fabricação de peças injectadas, envolvendo uma forte componente da responsabilidade pessoal do aluno. Promoção do contacto directo com unidades industriais especializadas nestes domínios.

Programa

1º Semestre
Desenvolvimento de projectos completos de moldes de injecção, contemplando, entre outros, os seguintes tópicos: modelação tridimensional da peça a obter, através de um sistema de CAD; dimensionamento dos sistemas funcionais do molde (alimentação, refrigeração e extracção); análise do fluxo do material na fase de enchimento, com a optimização da localização dos pontos de alimentação.
2º Semestre
Realização de um projecto industrial de fim de curso, no âmbito de um estágio a realizar em empresas especializadas na produção ou na utilização de moldes de injecção.

Bibliografia Principal

Apontamentos diversos propostos ao longo das aulas.

Bibliografia Complementar

MENGES, G. and MOHREN,P. - How to Make Injection Molds, 2nd ed. Munich: Hanser, 1993.
MINK, W. -Inyección de plásticos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S. A., 1977.
PYE, R.G.W. - Injection Mould Design, 4th ed. Harlow: Longman, 1989.
CHARRIER, J. M., - Polymeric Materials and Processing. Munich: Hanser, 1990.
KUNSTSTOFFTECHNIK. - Injeccion Moulding Technology. Dusseldorf: VDI-Verlag GmbH, 1981.
DYM, Joseph B. - Injection Molds and Molding, A Practical Manual. Edit. Van Nostrand, 1982.
GASTROW - Injection Molds, 102 Proven Designs. Munich: Hanser, 1983.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Após a apresentação, nas primeiras aulas, de trabalhos relevantes nas áreas da fundição injectada de ligas de alumínio e da injecção de plásticos, os alunos desenvolverão os estudos necessários à concretização dos projectos propostos, com a elaboração dos respectivos relatórios. No fim do 1º semestre, os alunos deverão fazer a apresentação, com discussão, dos respectivos trabalhos.
No 2º semestre, os alunos desenvolverão trabalhos de maior profundidade, procurando dar respostas a necessidades concretas, em colaboração com as empresas envolvidas. No final, os relatórios dos projectos serão objecto de apresentação pública e discussão com a participação dos supervisores técnicos das empresas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 13,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência à disciplina implica que, no 1º semestre, o número limite de faltas não deve ser excedido (25% do número de aulas previstas) e, no 2º semestre, tenha assiduidade comprovada nas instalações da empresa onde realiza o Projecto de Fim de Curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final da disciplina resultará da média pesada das classificações obtidas em cada uma das componentes da avaliação, com os seguintes pesos:

Trabalho do 1º semestre: 20%
Projecto industrial de fim de curso: 80%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nas épocas especiais de exame, os alunos dispensados de frequência, nos termos das alíneas a) 3 b) do número 3 do Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação, só poderão realizar uma prova de avaliação relativa à componente do 1º semestre (para além da entrega do projecto de um molde com respectiva apresentação e discussão, serão chamados a realizar uma prova complementar (prática, escrita ou oral) que permita demonstrar os conhecimentos que não puderam ser avaliados de forma contínua). Para o Projecto de Fim de Curso, na empresa, é obrigatória a assiduidade na mesma e a sua apresentação pública.

Melhoria de classificação

Na prova de melhoria de classificação, a realizar de acordo com o artigo 10º das Normas Gerais de Avaliação, os alunos podem optar por manter válida qualquer uma das componentes da avaliação. Assim, pode realizar um novo trabalho de projecto de um molde e/ou, um novo projecto industrial de fim de curso, no âmbito de um estágio a realizar em empresas especializadas na produção ou na utilização de moldes de injecção com a respectiva discussão pública.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-20 às 19:19:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias