Laboratórios de Engenharia Química III
Ocorrência: 2001/2002 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação não convencionais), desenvolver as capacidades de concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos), das capacidades de comunicação escrita e oral e a competência para o trabalho de equipa, cooperação e disciplina. É também um objectivo de grande importância das aulas laboratoriais de LEQIII, o desenvolvimento da autoconfiança na realização e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos. Pretende-se ainda, através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.
Programa
Existem 12 trabalhos práticos laboratoriais em funcionamento:
Reactores Ideais:
Cinética e energia de activação duma reacção homogénea em fase líquida
1- Reacção entre o violeta cristal e hidróxido de sódio (espectrofotómetro;
2- Reacção entre o acetato de etilo e hidróxido de sódio (condutímetro;
3- Reacção entre o violeta cristal e hidróxido de sódio (colorímetro);
Caracterização do escoamento dum reactor aberto usando um marcador
4- Reactor agitado (espectrofotómetro);
5- Reactor tubular com enchimento de esferas de vidro (condutímetro);
6- Reactor tubular (colorímetro);
Conversão de estado estacionário num reactor aberto
7- Reactor agitado. Reacção do violeta cristal com o hidróxido de sódio;
8- Reactor tubular com enchimento de esferas de vidro. Reacção do acetato de etilo com o hidróxido de sódio;
9- Reactor tubular. Reacção do violeta de cristal com o hidróxido de sódio;
Reactores Catalíticos
10- Estudo da inversão da sacarose;
Separações Avançadas
11- Estudo duma resina de permuta catiónica;
12- Estudo da Permeabilidade dum Módulo de Fibras Ocas ao Hélio, Azoto e Árgon;
Bibliografia Principal
- Manual de Laboratórios de Engenharia Química III;
- "Laboratórios de Engenharia Química. Reactores em Fase Homogénea, Reactores Catalíticos, Separações não Convencionais e Tecnologia dos Sólidos Divididos", A. Mendes, FEUP-Edições, in press.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia adoptada é a seguinte: Cada grupo de 2 alunos executará 6 trabalhos práticos do conjunto anterior, dos quais entregará 5 relatórios resumo e 1 relatório completo. Sobre este trabalho fará também uma apresentação oral de cerca de 15 min. A cada aluno será feito 1 exame laboratorial/teórico e no final do semestre serão feitas visitas de estudo a unidades industriais.
Os relatórios permitem aos estudantes melhorarem a sua capacidade de comunicação escrita. A visita de estudo permite ao estudante fazerem a ligação com a realidade tecnológica industrial. Por último, a apresentação oral irá permitir desenvolver capacidades de comunicação oral.