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Química

Código: EM107     Sigla: Q

Ocorrência: 2005/2006 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 193 Plano de Estudos EM Oficial a partir de 2000 1 2 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentação de noções gerais sob princípios básicos de Química necessários para compreender certos fenómenos da Engenharia Mecânica (Termodinâmica, Corrosão, Reacções Químicas, entre outros).

Programa

ÁTOMOS, MOLÉCULAS, IÕES:
(Constituição do átomos. Classificação da matéria. Tabela periódica. Três estados da matéria - dado em Ciência dos Materiais). Relações mássicas. Mole e massa molecular. Moléculas. Iões e compostos iónicos. Determinação experimental de massas atómicas e moleculares. Composição elementar dos compostos. Nomenclatura dos compostos inorgânicos.
REACÇÕES QUÍMICAS:
Equações químicas. Acerto de equações. Estequiometria. Propriedades das soluções aquosas. Reacções de precipitação. Reacções ácido base. Reacções de oxidação redução. Quantidades de reagentes e produtos. Reagentes limitantes. Rendimento de reacções. Concentração e diluição de soluções.
TERMOQUíMICA:
Energia. Variações de energia em reacções químicas. Entalpia. Calorimetria. Entalpia padrão de formação e reacção. Calor de dissolução e de diluição. A primeira lei da termodinâmica.
CINÉTICA QUÍMICA:
Velocidade de uma reacção. Equações cinéticas. Relação entre as concentrações de reagentes e o tempo. Energia de activação e dependência das constantes de velocidade relativamente à temperatura.
EQUILÍBRIO QUÍMICO:
Conceito de equilíbrio. Constante de equilíbrio. Factores que afectam o equilíbrio.
ELECTROQUIMICA E CORROSÂO:
Reacções redox. Pilhas galvânicas. Potenciais padrão de eléctrodo. Espontaneidade das reacções redox.
Influência da concentração na f. e m. da pilha. Baterias. Corrosão. Electrólise.
A QUÍMICA NA ATMOSFERA:
A atmosfera terrestre. Fenómenos nas camadas exteriores da atmosfera. Diminuição do ozono na estratosfera. Vulcões. O efeito de estufa. A chuva ácida. O nevoeiro fotoquímico.
AULAS TEÓRICO PRÁTICAS
Realização de demonstrações sobre os vários capítulos (se possível) e realização de problemas.

Bibliografia Obrigatória

Chang, Raymond; Química. ISBN: 972-9241-68-6
Reger, Daniel; Química. ISBN: 972-31-0773-2
Lucas Silva e Teresa Duarte, Apontamentos para as aulas teórico práticas, disponibilizados no SIFEUP

Bibliografia Complementar

Atkins, Peter; Chemical principles. ISBN: 0-7167-3596-2

Observações Bibliográficas

Todos os alunos devem levar para as aulas teórico práticas uma tabela periódica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição da matéria e aulas teórico práticas de demonstração e/ou resolução de exercícios.

Software

Não aplicável

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequentar pelo menos 75% das aulas teórico práticas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 20% X classificação média obtida nos relatórios das experiências + 80% x teste final

Provas e trabalhos especiais

NOTA IMPORTANTE:
Todas as demonstrações experimentais serão objecto de um pequeno relatório (em folha tipo) a entregar na semana seguinte à da experiência.
Os alunos que não assistam à demonstração não poderão entregar o relatório.
A média das classificações obtidas nos relatórios terá um peso de 20% na nota final.
A grelha de classificação será a seguinte:
A 20 valores
B 16 valores
C 12 valores
D 8 valores
E 4 valores
Não entrega 0 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Normas de avaliação em vigor na FEUP. Os alunos com estatuto especial podem não realizar a componente distribuída da avaliação. Nesses casos a classificação obtida no exame será a classificação final.

Melhoria de classificação

Realização de novo exame final que terá um peso de 80% na classificação final. A componente distribuída da avaliação não pode ser melhorada.
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