Marketing
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das estratégias empresariais. Visa-se também dotar os alunos de técnicas fundamentais para que o seu início de carreira profissional se possa dar de forma eficaz.
Programa
MARKETING: Conceito de marketing. Marketing e vendas. Contexto do marketing. Definição de mercado. O processo de compra como suporte do marketing industrial. A segmentação e o posicionamento na base da estratégia. Marketing mix. PRODUTO: Ciclo de vida. Gestão da carteira de produtos. Política de marca e embalagem. PREÇO: Decisões sobre o preço. Objectivo, condicionantes e elasticidade. DISTRIBUIÇÃO: A sua importância. Canais e estruturação dos pontos de venda. COMUNICAÇÃO: Estratégia da comunicação. Força de vendas, organização, animação e gestão. PESQUISAS DE MERCADO: Estrutura e conteúdo. MARKETING INTERNACIONAL.
Bibliografia Obrigatória
Kotler, Philip;
Marketing management. ISBN: 0-13-557983-X
Dionísio (Paulo); Mercator
Bibliografia Complementar
ULL;
Pratique Direction Commerciale Marketing
Ries, Al;
Marketing de guerra. ISBN: 0-07-450448-7 (vol.1)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 4 a 5 alunos que acompanham o evoluir da Empresa através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitado um trabalho final mais extenso onde eles desenvolvem um Plano de Marketing para a Empresa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Apresentação dos trabalhos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos práticos 40%.
Exame final 60%.
Provas e trabalhos especiais
Não tem.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Apresentação de um trabalho individual (40%).
Exame final (60%).
Melhoria de classificação
Exame: Recurso.
Trabalhos: Apresentação de trabalho individual.