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Mecânica Pura e Aplicada

Código: EQ106     Sigla: MPA

Ocorrência: 2001/2002 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/deqwww/mecanica/
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 138 Plano Oficial EQ a partir 1995 1 3,5 5,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Solidificar os conhecimentos sobre a aplicação de forças e condições de equilíbrio em partículas, corpos rígidos, estruturas e máquinas. Introduzir e solidificar o conceito de forças distribuídas, dando como exemplo a força hidrostática em superfícies submersas (este tópico servirá como introdução à disciplina de Mecânica de Fluidos).
Introduzir conceitos elementares de Resistência de Materiais.
Nos dois últimos tópicos far-se-á uma ligação aos conceitos matemáticos de diferenciação e integração. Privilegiar-se-á sempre uma visão aplicada das situações em estudo.

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Física ao nível do Ensino Secundário. Conhecimentos de Álgebra Linear e Análise Matemática I.

Programa

1-Estática de partículas. Forças no plano e forças no espaço.
2-Corpos rígidos. Sistemas equivalentes de forças.
3-Equilíbrio de corpos rígidos. Equilíbrio em duas e três dimensões.
4-Análise e estruturas.
5-Forças distribuídas.
6-Forças em vigas- força de corte e momento flector.
7-Hidrostática.
8-Tensões e deformações- cargas axiais

Bibliografia Principal

Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston Jr
Vector Mechanics for Engineers – Statics
Mc.Graw Hill

Mecânica de Fluidos- Hidrostática
Apontamentos João Moreira de Campos- FEUP

Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston Jr
Mechanics of Materials
Mc.Graw Hill

Bibliografia Complementar

James L. Meriam
Estática
Livros Técnicos e Científicos Editora

Timoshenko/Gere
Mecânica dos Sólidos- Volume I
Livros Técnicos e Científicos Editora

Crandall, Dahl and Lardner
An Introduction to the Mechanics of Solids
Mc Graw Hill

William Nash
Resistência de Materiais- Colecção Schaum
Mc Graw Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos fundamentais para a aquisição de conhecimentos. Serão igualmente resolvidas aplicações elucidativas dos conceitos teóricos expostos. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolverão individualmente ou em grupo os exercícios propostos pelo docente. Estes exercícios serão distribuídos antecipadamente para que os alunos os possam estudá previamente tirando o aior proveito possível destas aulas.

Observações

Por ser um disciplina extensa e em que os conceitos introduzidos nos primeiros capítulos vão ser sucessivamente aplicados em situações com um grau crescente de complexidade, os alunos deverão estudar semanalmente esta disciplina. Um esforço semanal de 1 hora a 3 horas, dependendo das dificuldades de cada aluno, será suficiente. Com este acompanhamento, não só os alunos se sentirão mais motivados nas aulas teórico-práticas, como também o estudo para o exame final será muito mais produtivo.
Os conceitos introduzidos e os exemplos resolvidos ao longo da disciplina deverão ser encarados como uma ferramenta para interpretar e resolver novas situações e não como formulários de resolução de exercícios. Por outras palavras, será sempre exigido aos alunos que usem os conceitos adquiridos de uma forma activa (usando a massa cinzenta) evitando o estudo passivo de exercícios resolvidos com a finalidade de virem (ou poderem vir) a resolver um semelhante.
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