Mecânica Pura e Aplicada
Ocorrência: 2001/2002 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEQ |
138 |
Plano Oficial EQ a partir 1995 |
1 |
3,5 |
5,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Solidificar os conhecimentos sobre a aplicação de forças e condições de equilíbrio em partículas, corpos rígidos, estruturas e máquinas. Introduzir e solidificar o conceito de forças distribuídas, dando como exemplo a força hidrostática em superfícies submersas (este tópico servirá como introdução à disciplina de Mecânica de Fluidos).
Introduzir conceitos elementares de Resistência de Materiais.
Nos dois últimos tópicos far-se-á uma ligação aos conceitos matemáticos de diferenciação e integração. Privilegiar-se-á sempre uma visão aplicada das situações em estudo.
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Física ao nível do Ensino Secundário. Conhecimentos de Álgebra Linear e Análise Matemática I.
Programa
1-Estática de partículas. Forças no plano e forças no espaço.
2-Corpos rígidos. Sistemas equivalentes de forças.
3-Equilíbrio de corpos rígidos. Equilíbrio em duas e três dimensões.
4-Análise e estruturas.
5-Forças distribuídas.
6-Forças em vigas- força de corte e momento flector.
7-Hidrostática.
8-Tensões e deformações- cargas axiais
Bibliografia Principal
Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston Jr
Vector Mechanics for Engineers – Statics
Mc.Graw Hill
Mecânica de Fluidos- Hidrostática
Apontamentos João Moreira de Campos- FEUP
Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston Jr
Mechanics of Materials
Mc.Graw Hill
Bibliografia Complementar
James L. Meriam
Estática
Livros Técnicos e Científicos Editora
Timoshenko/Gere
Mecânica dos Sólidos- Volume I
Livros Técnicos e Científicos Editora
Crandall, Dahl and Lardner
An Introduction to the Mechanics of Solids
Mc Graw Hill
William Nash
Resistência de Materiais- Colecção Schaum
Mc Graw Hill
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos fundamentais para a aquisição de conhecimentos. Serão igualmente resolvidas aplicações elucidativas dos conceitos teóricos expostos. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolverão individualmente ou em grupo os exercícios propostos pelo docente. Estes exercícios serão distribuídos antecipadamente para que os alunos os possam estudá previamente tirando o aior proveito possível destas aulas.
Observações
Por ser um disciplina extensa e em que os conceitos introduzidos nos primeiros capítulos vão ser sucessivamente aplicados em situações com um grau crescente de complexidade, os alunos deverão estudar semanalmente esta disciplina. Um esforço semanal de 1 hora a 3 horas, dependendo das dificuldades de cada aluno, será suficiente. Com este acompanhamento, não só os alunos se sentirão mais motivados nas aulas teórico-práticas, como também o estudo para o exame final será muito mais produtivo.
Os conceitos introduzidos e os exemplos resolvidos ao longo da disciplina deverão ser encarados como uma ferramenta para interpretar e resolver novas situações e não como formulários de resolução de exercícios. Por outras palavras, será sempre exigido aos alunos que usem os conceitos adquiridos de uma forma activa (usando a massa cinzenta) evitando o estudo passivo de exercícios resolvidos com a finalidade de virem (ou poderem vir) a resolver um semelhante.