Armazenamento e Recuperação de Informação I
Ocorrência: 2011/2012 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular "Armazenamento e Recuperação de Informação I" tem como contexto a existência de grandes coleções de informação e a necessidade de oferecer métodos e ferramentas para a pesquisa de informação em coleções heterogéneas.
Objectivos
1. Sensibilizar os estudantes para as diferenças entre informação estruturada e não estruturada, entre documentos com e sem descrição associada.
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
3. Usar os métodos estabelecidos na recuperação de informação para avaliar ferramentas de pesquisa.
Resultados de Aprendizagem e Competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar tarefas de recuperação de informação realizadas com ferramentas específicas ou embebidas em serviços;
-Descrever o funcionamento de uma ferramenta de pesquisa e os seus componentes;
-Distinguir os modelos clássicos de recuperação de informação, identificando os seus princípios, os modelos de documentos e as medidas de semelhança;
-Distinguir nas ferramentas de pesquisa as tarefas de indexação de coleções de documentos das de resposta a interrogações;
-Realizar tarefas de recuperação de informação na Web usando as pesquisas avançadas dos motores;
-Dada uma coleção de documentos e uma tarefa de recuperação, criar um modelo apropriado dos documentos e especificar um método automático para a sua extração;
-Calcular os valores de diversas medidas de referência na avaliação de sistemas de recuperação;
-Participar em tarefas de avaliação da recuperação de informação, fornecendo informação de relevância de documentos para tópicos selecionados;
-Relacionar a recuperação de informação textual com as suas extensões para voz e imagem, identificando os problemas em aberto.
Programa
O armazenamento e recuperação de informação e as suas tarefas. Recuperação de informação versus recuperação de dados. O desenvolvimento da recuperação de informação. O processo de recuperação de informação. Características gerais dos sistemas de recuperação.
Modelos de recuperação de informação. Modelo Booleano, modelo vectorial e modelo probabilístico.
Processamento de documentos e de interrogações: análise lexical, extração de raízes, compressão. Construção de índices.
Pesquisa sobre índices. Pesos e ordenação de documentos.
Recuperação de informação na Web. "Crawling" e indexação. Análise de ligações.
Avaliação de sistemas de recuperação de informação. Coleções de teste, tópicos e avaliações de relevância.
Bibliografia Obrigatória
Ricardo Baeza-Yates, Berthier Ribeiro-Neto ; Modern Information Retrieval: The Concepts and Technology behind Search (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2011. ISBN: 978-0321416919
Manning, Christopher D.;
Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são usadas para exposição da matéria, discussão de temas e apresentação de trabalhos.
Nas aulas práticas os estudantes vão realizar exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas estudados. As aulas no final do semestre são reservada para a apresentação de um trabalho prático.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
46,00 |
|
|
| Mini projeto: Avaliação de Recuperação na Web |
Trabalho escrito |
50,00 |
|
2011-12-12 |
| Exercícios das aulas práticas |
Teste |
20,00 |
|
2011-12-12 |
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-10 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Manutenção do dossier |
Estudo autónomo |
20 |
2011-12-12 |
| Estudo |
Estudo autónomo |
51 |
2012-02-10 |
|
Total: |
71,00 |
|
Obtenção de frequência
Mínimos para obtenção de frequência:
50% avaliação prática (mini projeto)
50% avaliação teórica (exame)
A presença nas aulas teóricas e práticas é registada. Não se considera obrigatória a presença nas aulas, mas a avaliação dos exercícios e do dossier é feita apenas nas aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Estudantes Ordinários
Nota final = arredonda( 40% * nota do exame + 10% * exercícios aulas práticas + 40% * mini projeto + 10% * dossier da unidade curricular ).
Estudantes em regime de avaliação especial
Nota final = arredonda( 50% * nota do exame + 50% * mini projeto ).
Provas e trabalhos especiais
Não há. Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário têm de realizar os trabalhos práticos da unidade curricular na época em que estes têm lugar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário têm de realizar os trabalhos práticos da unidade curricular na época em que estes têm lugar.
Melhoria de classificação
A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. A melhoria da classificação prática requer a inscrição na edição seguinte da disciplina, de forma a cumprir os requisitos estabelecidos.