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Análise de Sistemas de Informação I

Código: CINF001     Sigla: ASI1

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://plone.fe.up.pt/asi1-lci-1213
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 40 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

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Objectivos
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Os objectivos desta unidade curricular são proporcionar aos alunos um conhecimento abrangente sobre a problemática dos sistemas de informação nas organizações e habilitá-los a usar esse conhecimento para contextualizar as actividades de gestão de informação nas organizações.

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Competências
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Pretende-se habilitar os alunos com:

- competências técnicas para compreender as arquitecturas e aplicações informáticas numa organização e
- competências sociais para analisar e a intervir em situações organizacionais que envolvem o planeamento e utilização de sistemas informáticos.

Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa à informática nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento, gestão e utilização de sistemas de informação como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais.

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Resultados de aprendizagem
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No final da leccionação da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

⁃ distinguir os conceitos de dados, informação e conhecimento, sistemas de actividades humanas, sistemas de informação e tecnologia de informação;
⁃ descrever a relação entre sistemas de informação e sistemas de actividades humanas nos vários tipos de organizações;
⁃ identificar os componentes principais de uma infraestrutura informática
⁃ distinguir entre arquitectura de informação, de sistemas de informação e de tecnologia de informação
⁃ identificar as tendências actuais no que respeita às plataformas de software e hardware para SI
- contrapor os avanços nas infraestruturas e tecnologias a oportunidades de desenvolvimento organizacional
⁃ explicar a importância actual dos sistemas de informação para a eficiência, eficácia e competitividade das organizações;
⁃ discutir a influência mútua entre os sistemas de informação e a organização em termos de estrutura, cultura, política, tecnologia e inovação;
⁃ discutir a influência dos sistemas de informação no trabalho das pessoas;
⁃ descrever de que forma os sistemas de informação suportam as principais funções numa organização (clientes, finanças, recursos humanos, produção, fornecedores, etc.)
⁃ explicar como é que os sitemas de informação apoiam a tomada de decisão em termos individual/grupo e operacional/estratégico
⁃ descrever as principais categorias de aplicações empresariais
⁃ categorizar e caracterizar os sistemas de informação e suas funcionalidades para uma situação de uma empresa real
⁃ distinguir gestão de informação e gestão do conhecimento e mostrar como criam valor para o negócio de uma organização
⁃ desenvolver um modelo simplificado de uma estrutura de sistemas de para gestão da informação e conhecimento
⁃ interpretar um modelo de sucesso de sistemas de informação
⁃ aplicar um modelo de aceitação da tecnologia para avaliar a preparação de uma organização para usar sistemas de informação com determinadas características
⁃ explicar porque é que a modelação é um elemento essencial na análise de sistemas de informação
⁃ saber representar uma perspectiva de processos usando um modelo de actividades
⁃ saber representar uma perspectiva informação usando um modelo de dados
⁃ seleccionar a perspectiva de modelação mais adequada para um determinado objectivo
⁃ aplicar métodos de modelação a problemas de análise de sistemas de informação

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Informação, sistemas e sistemas de informação
O domínio dos Sistemas de Informação e da Informática.
Dados, informação, conhecimento. Sistemas, pensamento sistémico e informática. Sistemas de actividades humanas. Sistemas de tecnonolgias de informação. A evolução dos sistemas de informação. Classificar sistemas de informação.

2. Infraestrutura de tecnologias de informação
A estrutura tecnológica de um sistema de informação. Arquitectura informática. Arquitecturas de informação, sistemas de informação e tecnologias de informação. Plataformas tecnológicas e tecnologias emergentes. Representação e modelação de sistemas.

3. Sistemas de informação empresariais
Modelos genéricos de sistemas de informação. Sistemas para processamento de transacções. Sistemas para apoio à gestão e tomada de decisão. Sistemas para o apoio ao trabalho colaborativo. Integração empresarial, integração de dados, integração de processos. Sistemas integrados de gestão. Sistemas orientados para clientes e fornecedores. Sistemas para gestão de processos e do fluxo de trabalho. Sistemas para gestão de informação e conhecimento.

4. Sistemas de informação, organização e estratégia
Estrutura e cultura organizacional e sistemas de informação. Processos organizacionais. Gestão e desenho de processos de negócio e sistemas de informação. Modelação de processos organizacionais. Sistemas de informação e inovação nos processos organizacionais. Sistemas de informação e mudança organizacional. Impacto na organização. Vantagem competitiva.

5. Utilização e impacto dos sistemas de informação
Contextos de utilização. Interfaces, usabilidade. Envolvimento, satisfação e resistência dos "stakeholders". Impacto na organização, grupos e indivíduos. Avaliação do impacto. Sucesso e insucesso dos sistemas de informação. Modelos de aceitação da tecnologia (TAM/UTAUT). Concepção de sistemas de informação e do trabalho. Compromisso e controlo. Sistemas sócio-técnicos.

6. Implementação de sistemas de informação
Modelos de mudança. Projeto de sistemas de informação. Análise de sistemas de informação.
O processo de desenvolvimento de sistemas de informação. Custos e benefícios dos sistemas de informação.

Bibliografia Obrigatória

Beynon-Davies, Paul; Information systems. ISBN: 0-333-96390-3
Laudon, C. Kenneth; Management information systems. ISBN: 1-405-87276-4
David Boddy, Albert Boonstra, Graham Kennedy; Managing information systems. ISBN: 978-0-273-71681-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:
1. Leitura prévia de capítulos e/ou casos de estudo sobre um tema do programa da disciplina
2. Discussão na aula dos conceitos e questões associadas à leitura efectuada

Aulas teórico-práticas:
1. Apresentação e discussão semanal do resultado dos trabalhos realizados
2. Avaliação do desempenho dos alunos na argumentação dos temas abordados nos trabalhos.

Software



Plone - Sistema de Gestão de Conteúdos


CMapTools

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Nota mínima de 40% em qualquer das componentes. Frequência de pelo menos 75% das aulas práticas. A frequência de anos anteriores não dá frequência no ano atual, isto é, se o estudante tem uma nota prática de um ano anterior em que reprovou, essa nota não conta para o ano atual. Serão realizados 3 trabalhos práticos: T1: semana 1-4 (10%) T2: semana 5-9 (45%) T3: semana 10-13 (45%)

Fórmula de cálculo da classificação final

nf=0,5*exame+0,5*prática

Provas e trabalhos especiais

Nota final:

Trabalhos realizados durante o semestre: 50%

Exame final: 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, etc. deverão realizar os 3 trabalhos práticos definidos. Devem procurar inserir-se em grupos de trabalho na primeira aula e depois realizarão os trabalhos conforme o planeado em cada grupo. Embora não sejam obrigatória a presença nas aulas práticas, devem no entanto estar presentes nas aulas em que há pontos de avaliação. É obrigatória a presença em quatro aulas ao longo do semestre. Na primeira aula prática serão divulgadas as datas de presença obrigatória para os TE.

Melhoria de classificação

Só é possível a melhoria do exame. A melhoria da parte prática não é possível em nenhuma situação.

Observações

Será usado um sistema para a gestão de conteúdos dos trabalhos dos alunos.

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