Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Interactivity on TVI and SIC news websites: public participation and editorial criteria

Interactivity on TVI and SIC news websites: public participation and editorial criteria

Título
Interactivity on TVI and SIC news websites: public participation and editorial criteria
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2012
Autores
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Revista
Vol. 6 2
Páginas: 177-200
ISSN: 0874-8810
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media
Outras Informações
Resumo (PT): A Internet produziu novas formas de fazer jornalístico e as novas tecnologias desempenham agora um papel central nas redações. A grande diversão de participação é agora possível e sites de notícias são utilizados pelo público para expressar opiniões, debater os assuntos da ordem do dia, e incluírem seu próprio material. Ainda assim, a atitude dos jornalistas face à participação pública tende a ser moldada pelas suas percepções profissionais. A televisão tem uma tradição de participação pública, mas não é claro se os sites de TV espelham esta prática, especialmente na organização de notícias. Este estudo é uma primeira tentativa de compreender a relação entre a notícia publicada e a participação dos públicos. Para estabelecer essa correlação, notícias foram divididos em seções: Política, Economia, Internacional, Sociedade e participação do público foi medida de acordo com o número de comentários em cada uma delas. O objetivo deste estudo é tentar identificar se há um comportamento semelhante por parte da agenda de notícias da TV e da reação do público. A amostra compreende o estudo dos dois sites de notícias de TV por um período de um mês, gravados diariamente a uma hora fixa e os comentários publicados nas três horas seguintes. Palavras-chave: sites de notícias de televisão, interatividade newsvalues​​, comentários
Abstract (EN): Internet produced new forms of newsmaking and new technologies play now a central role in newsrooms. A great diversion of participation is now possible and news sites are used by the public to express opinions, debate the subjects of the agenda, and include their own material. Still, journalists’ attitude towards public participation tends to be framed by their perceptions of professional roles. Television has a tradition of public participation but it’s not clear if the TV sites mirror this practice, particularly in the news organization. This study is a first attempt to understand the relation between the news published and the publics’ participation. In order to establish that correlation, news were divided in sections: Politics, Economy, International, Society, and the public participation was measured according to the number of comments under each of them. The aim of this study is to try to indentify if there is a similar behavior by the TV news agenda and the public’s reaction. The sample will comprehend the study of the two TV news sites for a month period recorded daily at a given hour, and the published comments in the three following hours.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/552/493
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
OBS 186.83 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

JPN, a teaching laboratorial experience on the news digital platform of Communication Studies in University of Porto (2016)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena
Portugal: Many structures, little accountability (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Moutinho, Nuno ; Lima, Helena ; Cavaco, Suzana ; Reis, Ana Isabel
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 autores)
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedro, Margarete Vieira ; Fonseca, Adalton dos Anjos; Botão, Alexandre; Ramos, Alexandre; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo; Corrêa, Elizabeth Saad; Zamith, Fernando ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia; Mallmann, Julia Pinho; Baldessar, Maria José; Alcântara, Mariana; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro...(mais 9 autores)
Mídia noticiosa portuguesa e formas de interatividade em plataformas online (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena

Ver todas (22)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-19 às 09:22:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias