Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Mulheres e Identidades de Género nas (sub)culturas de música electrónica

Mulheres e Identidades de Género nas (sub)culturas de música electrónica

Título
Mulheres e Identidades de Género nas (sub)culturas de música electrónica
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2008
Autores
Lígia Ferro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pedro Bóia
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-16
VI Congresso Português de Sociologia : Mundos Sociais: Saberes e Práticas
Lisboa, de 25 a 29 de Junho de 2008
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Sociologia
CORDIS: Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal ; Ciências Sociais > Sociologia ; Humanidades > Artes > Artes do espectáculo ; Ciências Sociais > Antropologia
Outras Informações
Resumo (PT): Este estudo analisa, de um ponto de vista etnográfico, as construções identitárias de género das mulheres nas (sub)culturas juvenis ligadas à música electrónica de dança (drum’n’bass, trance e house) no Porto e, menos sistematicamente, noutras localidades do Norte de Portugal. Debatem-se conceitos como ‘subculturas’, ‘pós-subculturas’ e ‘culturas club’, sendo essencial, na perspectiva adoptada, a intenção de estabelecer conexões entre os contextos específicos das (sub)culturas club e as estruturas sociais mais abrangentes, em termos das implicações de género e da classe social. É fundamental considerar as intersecções do género com outras variáveis, tais como classe social e com factores de segmentação específicos das próprias (sub)culturas club. Características das cenas (sub)culturais, as interacções e os estilos, são alvo de análise, em termos das suas implicações ao nível do género (em intersecção com outras variáveis). Considerando o género numa perspectiva relacional tenta-se compreender: a experiência das mulheres nestas (sub)culturas club; os papéis que assumem no seu interior (visibilidade e/ou invisibilidade); as estruturas de capital subcultural e as implicações destas ao nível do género; as implicações do clubbing, para as mulheres, em termos de controlo social, de autonomia, da sexualidade e do uso de drogas; a sua percepção e vivência do risco (relacionado com a “violência”, a sexualidade e o consumo de drogas). O ecletismo metodológico dirige a pesquisa e torna-se palpável no uso da fotografia social e na realização de entrevistas semi-directivas e em profundidade.
Abstract (EN): This study examines, from an ethnographical point of view, the gender identity constructions of women in the (sub)cultures juveniles linked to electronic dance music (drum'n'bass, trance and house) at the Porto and, less consistently, in other locations in North of Portugal. Discuss concepts such as 'subcultures', 'post-subcultures' and 'club cultures', being essentially the perspective adopted, the intention of establishing connections between the specific contexts of (sub)cultures club and social structures in terms of the implications of gender and social class. It is essential to consider the intersections of gender with other variables such as social class factors and specific targeting of their own (sub)cultures club. Characteristics of the scenes (sub)cultural interactions and styles, have been analyzed in terms of their implications in terms of gender (in interaction with other variables). Considering the genre in a relational perspective tries to understand: the experience of women in these (sub)culture club, the roles they assume on the inside (visible and/or invisibility); subcultural capital structures and their implications in terms of gender ; the implications of clubbing to women in terms of social control, autonomy, sexuality and drug use, their perception and experience of risk (associated with violence, sexuality and drug use). The methodological eclecticism oversees research and is palpable in the social use of photography and in conducting semi-directive and depth interviews.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/313.pdf
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Mulheres_e_Construcoes_Identitarias 342.84 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-17 às 20:18:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias