Resumo (PT):
O vinho é um bem de consumo inserido na alimentação, que longe de se circunscrever à necessidade fisiológica que lhe está na origem extravasa-a largamente, reportando-se ao social. Neste sentido, encontram-se no seu consumo matrizes distintas passíveis de representarem nas suas vivências ritualidades, comportamentos rituais e até mesmo distinções sociais de diferente ordem.
Partindo, então, do consumo de vinhos em contexto social enquanto objecto de estudo, pretende-se, nesta comunicação, incidir num dos segmentos da sua vertente simbólica: rituais inerentes aos vinhos, condicionados pelo próprio mundo da vida quotidiana e por saberes comuns, encontros, desempenhos e interacções. Tabernas, adegas, casas de pasto e clubes de elite são espaços capazes de comprovar estas e outras situações, emergindo nesses contextos diferentes potencialidades de apropriação do espaço uma vez que diferentes pré-disposições, origens e trajectórias sociais ganham visibilidade em rituais enquanto formas rotinizadas de actualização dessas mesmas (pré)disposições para a prática sociocultural aqui em questão.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
dulcem@letras.up.pt