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What is the effect of a mental health literacy program on teacher burnout?

Título
What is the effect of a mental health literacy program on teacher burnout?
Tipo
Tese
Ano
2023-11-13
Autores
Maria José Oliveira da Silva
(Autor)
FMUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde
Outras Informações
Resumo (PT): Introdução: O ensino é reconhecido como uma profissão com elevados níveis de stress e a continua exposição ao stress prolongado pode levar ao burnout. O conhecimento sobre intervenções eficazes para combater o burnout dos professores é limitado. A literacia em saúde mental pode ser fundamental para o bem-estar dos professores e reduzir o burnout. Objetivo: O objetivo é avaliar o efeito do programa de literacia em saúde mental WhySchool no burnout dos professores portugueses. Métodos: O WhySchool é um programa de literacia em saúde mental baseado numa cascata de formação, em formato presencial e e-learning, implementado em escolas de todas as regiões de Portugal entre 2015 e 2016. O burnout é avaliado com a versão portuguesa da escala Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES) e a literacia em saúde mental com a escala Mental Health Literacy desenvolvida pela EUTIMIA. A amostra do estudo é constituída por 309 professores portugueses, com uma média de idades de 47,29 (DP=6,87) anos, sendo a maioria dos participantes do sexo feminino (86,1%). A análise consiste num conjunto de modelos logísticos generalizados, regressões não lineares, árvores de decisão e regressões lineares, descrevendo a significância estatística, as métricas de ajuste do modelo e uma compreensão para potenciais fatores de confundimento. Relativamente à despersonalização e à realização pessoal, foi efetuada uma análise de regressão linear com o R2 ajustado à variância explicada pelos nossos preditores. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre as avaliações pré e pós-intervenção em todas as subescalas de burnout. A despersonalização e a exaustão emocional diminuíram após a intervenção, enquanto a realização pessoal aumentou. Isto sugere o potencial da intervenção para reduzir os aspectos negativos do burnout e aumentar os atributos profissionais positivos. Conclusão: Capacitar os professores através da literacia em saúde mental acarreta potenciais benefícios para reduzir o burnout e aumentar o bem-estar dos professores, enquanto lhes permite abordar potenciais lacunas nos cuidados de saúde mental dos alunos. O modelo de formação em cascata assegura a disseminação efetiva dos conhecimentos. Todas as subescalas de burnout apresentaram melhores resultados após a intervenção. Embora o conhecimento possa ser melhorado, a tradução desse conhecimento em comportamentos ou atitudes acionáveis em contextos do mundo real requer uma exploração mais aprofundada.
Abstract (EN): Introduction: Teaching is recognised as a profession with high levels of stress, and experiencing prolonged stress can lead to burnout. The knowledge regarding effective interventions to address burnout among teachers is limited. Mental health literacy can be critical to teachers' well-being and reduce burnout. Aim: The aim is to evaluate the effect of the WhySchool mental health literacy program on Portuguese teachers' burnout. Methods: WhySchool is a mental health literacy program based on a training cascade, in face-to-face and e-learning format, implemented in schools in all regions of Portugal between 2015 and 2016. Burnout is assessed with the Portuguese version of the Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES) scale and mental health literacy with the Mental Health Literacy scale developed by EUTIMIA. The study sample comprised 309 Portuguese teachers with a mean age of 47.29 (SD=6.87) years old, and most participants were women (86.1%). The analysis consists of a balance of generalised logistic models, non-linear regressions, decision trees, and linear regressions, describing statistical significance, model fit metrics, and a keen awareness of potential confounding factors. Regarding depersonalisation and personal realisation, a linear regression analysis was conducted with the adjusted R2 describing the variance explained by our predictors. Findings: Significant differences between the pre- and post-intervention scores across all burnout subscales were found. Depersonalisation and emotional exhaustion decreased post-intervention, while personal realisation increased. This suggests the intervention's potential to reduce negative aspects of burnout and enhance positive professional attributes. Conclusion: Empowering teachers through mental health literacy brings potential benefits for reducing burnout and increasing teachers' well-being while enabling them to address potential gaps in students' mental health care. The cascade training model ensures effective dissemination of knowledge. All the burnout subscales showed improved results after the intervention. While knowledge can be improved, translating that knowledge into actionable behaviours or attitudes in real-world contexts requires further exploration.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 51
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