Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais

Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais

Título
Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021
Autores
Cruz, FAdO
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Machado, NA
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carvalho, PS
(Autor)
FCUP
Revista
A Revista está pendente de validação pelos Serviços Administrativos.
Vol. 1929
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Físicas > Física > Biofísica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
ID Authenticus: P-00Y-DJ7
Abstract (EN): <jats:p>Nas disciplinas de física destinadas a atender os cursos das áreas biológicas e da saúde no ensino superior duas realidades são encontradas, uma delas onde os conteúdos de física são pouco relacionados com os temas apresentados dentro da área de interesse do público ao qual se destina e a outra onde as disciplinas possuem uma estrutura que enfatiza a relação entre as áreas, ao discutir os princípios físicos que estão relacionados ao funcionamento de estruturas biológicas. A questão é que em ambas as situações não estão previstas ou planificadas, de forma acessível, aulas práticas que permitam a realização de atividades compatíveis com os conteúdos teóricos de biofísica, tornando-se improvável que elas ocorram de forma a dar conta das necessidades de aprendizagem dos estudantes inscritos nessas disciplinas. Deste modo é fundamental que existam materiais e recursos que contribuam com um papel mais ativo por parte dos estudantes para melhorar a aprendizagem, uma vez que a realidade atual é desfavorável para a compreensão adequada dos temas em biofísica. Assim, será apresentado aqui uma discussão das leis envolvidas nos processos respiratórios - Lei de Boyle, Lei de Henry, Lei de Graham ¿ ao propor uma sequência didática, com a utilização dos recursos educativos digitais (REDs), focados em três simulações, que visam apoiar a compreensão das relações matemáticas que descrevem alguns fenômenos físicos descritos e dois pequenos vídeos, que buscam conectar algumas informações pertinentes do que está sendo abordado.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-04 às 11:00:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias