Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Educação escolar na região leste angolana: perceções de professores(as) e alunos(as) do ensino secundário sobre o processo da implementação de educação escolar

Educação escolar na região leste angolana: perceções de professores(as) e alunos(as) do ensino secundário sobre o processo da implementação de educação escolar

Título
Educação escolar na região leste angolana: perceções de professores(as) e alunos(as) do ensino secundário sobre o processo da implementação de educação escolar
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2022
Autores
Paulo Carlos Lopes
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Correia, Luís Grosso
(Autor)
FLUP
Revista
Outras Informações
Resumo (PT): Em 2002, Angola iniciou a expansão da sua rede escolar em comunidades reabertas depois da guerra civil. Este estudo procura compreender como o Estado angolano tem implementado aquele processo, a partir da perceção das pessoas que lecionam e estudam no 1º. e 2º. ciclos do ensino secundário na região leste. Realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de 408 alunos(as) da 9ª., 12ª. e 13ª. classes, e 127 professores(as) que lecionam em 11 escolas. Os resultados permitem destacar: motivos da procura educativa pela população da região; conceções acerca do que é a educação escolar, seu papel e finalidades; expectativas e transformações reconhecidas pelos participantes que decorrem do efeito da educação escolar nas suas vidas; apreciação das políticas do Estado na promoção da educação escolar pública à luz das razões que levam os inquiridos perspetivar, de modo mais ou menos otimista, a intervenção oficial na promoção da escolarização. Do trabalho realizado concluiu-se que as populações deste estudo aderem à educação escolar pelo que ela representa como hipótese de melhoria nas suas vidas, e que o papel do Estado na implementação e desenvolvimento da educação não é assunto encerrado, havendo necessidade de melhorar a rede de ensino, das instalações, e de aumentar a quantidade e qualidade dos docentes.
Abstract (EN): In 2002, Angola began expanding school education in communities reopened after the civil war. This paper seeks to understand how the Angolan State has implemented that process, based on the perception of people who teach and study in the 1st and 2nd secondary education cycles in the eastern region. A questionnaire survey was carried out on a sample of 408 students from the 9th, 12th and 13th classes, and 127 teachers of 11 schools. The results allow us to highlight: reasons for the demand for school education by the population; conceptions about what school education is, its role and purposes; expectations and transformations recognized by the participants that result from the presence of school education in their lives; appreciation of the State's policies concerning the promotion of public education, and reasons that lead respondents to adopt more and less optimistic perspectives regarding the State's intervention in promoting schooling. The research allows to understand that the populations of this study adhere to school education for what it represents as a chance for improvement in their lives, and the role of the State in implementating and developing school education is by no means a closed matter, as there is the need to improve the territorial coverage of school education, school facilities, and to increase the quantity and quality of teachers.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
26119-Article Text-108333-1-10-20220228 389.49 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

The 'eventualizing' of arts education (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Catarina Martins; Thomas S. Popkewitz
Essay on the role of teachers' questioning in inquiry-based mathematics teaching (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Luis Menezes; António Guerreiro; Maria Helena Martinho
Essay on the role of teachers' questioning in inquiry-based mathematics teaching (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Luís Menezes; António Guerreiro; Maria Helena Martinho; Rosa Tomás Ferreira
Critical, Cultural and Historical Perspectives on Arts Education (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Catarina Martins; Thomas S. Popkewitz
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-03 às 00:15:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias