Resumo (PT):
Em 2002, Angola iniciou a expansão da sua rede escolar em comunidades reabertas depois da guerra civil. Este
estudo procura compreender como o Estado angolano tem implementado aquele processo, a partir da perceção
das pessoas que lecionam e estudam no 1º. e 2º. ciclos do ensino secundário na região leste. Realizou-se um
inquérito por questionário a uma amostra de 408 alunos(as) da 9ª., 12ª. e 13ª. classes, e 127 professores(as) que
lecionam em 11 escolas. Os resultados permitem destacar: motivos da procura educativa pela população da
região; conceções acerca do que é a educação escolar, seu papel e finalidades; expectativas e transformações
reconhecidas pelos participantes que decorrem do efeito da educação escolar nas suas vidas; apreciação das
políticas do Estado na promoção da educação escolar pública à luz das razões que levam os inquiridos
perspetivar, de modo mais ou menos otimista, a intervenção oficial na promoção da escolarização. Do trabalho
realizado concluiu-se que as populações deste estudo aderem à educação escolar pelo que ela representa como
hipótese de melhoria nas suas vidas, e que o papel do Estado na implementação e desenvolvimento da educação
não é assunto encerrado, havendo necessidade de melhorar a rede de ensino, das instalações, e de aumentar a
quantidade e qualidade dos docentes.
Abstract (EN):
In 2002, Angola began expanding school education in communities reopened after the civil war. This paper seeks
to understand how the Angolan State has implemented that process, based on the perception of people who
teach and study in the 1st and 2nd secondary education cycles in the eastern region. A questionnaire survey was
carried out on a sample of 408 students from the 9th, 12th and 13th classes, and 127 teachers of 11 schools. The
results allow us to highlight: reasons for the demand for school education by the population; conceptions about
what school education is, its role and purposes; expectations and transformations recognized by the participants
that result from the presence of school education in their lives; appreciation of the State's policies concerning
the promotion of public education, and reasons that lead respondents to adopt more and less optimistic
perspectives regarding the State's intervention in promoting schooling. The research allows to understand that
the populations of this study adhere to school education for what it represents as a chance for improvement in
their lives, and the role of the State in implementating and developing school education is by no means a closed
matter, as there is the need to improve the territorial coverage of school education, school facilities, and to
increase the quantity and quality of teachers.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica