Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A nova fluidez de uma velha dicotomia : público e privado nas comunicações móveis

A nova fluidez de uma velha dicotomia : público e privado nas comunicações móveis

Título
A nova fluidez de uma velha dicotomia : público e privado nas comunicações móveis
Tipo
Livro
Ano
2015
Autores
Carvalheiro, José Ricardo
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): Em muitos aspectos, a emergência e proliferação de dispositivos móveis de comunicação digital constitui um terreno de experimentação por parte dos actores sociais, de novas vias exploradas por organizações comerciais e estatais, de potenciais transformações culturais onde se jogam as lógicas e as normas da dicotomia público/privado, e portanto também constitui um fértil terreno de questionamento académico. Este volume corresponde a uma primeira fase do projeto de investigação “Público e Privado nas Comunicações Móveis”, desenvolvido no LabCom en-tre 2113 e 2015. Nele damos realce, evidentemente, ao campo comunicacional, incluindo aspectos como a extensão e o carácter da audiência (que à luz da dicotomia pode ser definida como aberta ou fechada) ou a natureza dos conteúdos comunicativos (que apela a uma distinção – problemática – entre o pessoal e o geral). Também estes aspectos estão em causa com a tecnologia móvel cujos dispositivos tendencialmente ubíquos compaginam a comunicação “ponto a ponto” com a comunicação em rede e a comunicação “de massas”. Quando os utilizadores comutam constantemente entre actos de interacção, de consumo, de partilha, de produção e de circulação de conteúdos, que nitidez se mantém quanto à noção da audiência? Que critérios de público e de privado se aplicam a ‘conteúdos’ tão distintos como uma foto que se capta e difunde, uma conversa ao telefone ou os dados que se associa a uma aplicação de smartphone?
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Disponível em: https://labcom.ubi.pt/livro/133
Nº de páginas: 202
ISBN: 978-989-654-211-5
Coleção: Pesquisas da comunicação
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Capítulo ou Parte de Livro
Carvalheiro, José Ricardo (Autor) (Outra); Prior, Hélder (Autor) (Outra); Morais, Ricardo (Autor) (FLUP)
2015
Capítulo ou Parte de Livro
Sousa, João Carlos (Autor) (Outra); Morais, Ricardo (Autor) (FLUP); Prior, Hélder (Autor) (Outra)
2015
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Público, privado e representação online : o caso do Facebook (2013)
Capítulo ou Parte de Livro
Carvalheiro, José Ricardo ; Prior, Hélder; Morais, Ricardo

Da mesma editora

Televisão e novos meios: da produção aos públicos (2021)
Livro
Sá, Sónia de; Morais, Ricardo; Merino, Francisco; Gonçalves, Gisela; Serra, J. Paulo
Public sphere reconsidered: theories and practices (2011)
Livro
Correia, João Carlos; Maia, Rousiley C.
Pesquisa em Media e Jornalismo : Homenagem a Nelson Traquina (2012)
Livro
Cunha, Isabel Ferin ; Cabrera, Ana; Sousa, Jorge Pedro
Pathologies and dysfunctions of democracy in the media context - 2nd volume (2020)
Livro
Correia, João Carlos ; Gradim, Anabela ; Morais, Ricardo

Ver todas (17)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 23:35:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias