Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Os passados dolorosos… de uns e de outros!

Os passados dolorosos… de uns e de outros!

Título
Os passados dolorosos… de uns e de outros!
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2022
Autores
Alves, Luís Alberto Marques
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ribeiro, Cláudia Pinto
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): Os Passados, por mais dolorosos que sejam, têm de ocupar um espaço digno na educação histórica e, através da disciplina de História, chegar de forma coerente e sustentada aos nossos alunos, futuros cidadãos. Tomar consciência da sua existência e tratá-los de forma pedagógica e didática é garantir que uma realidade não se transforma em problema (trans)geracional. A sua inscrição nas temáticas de investigação em diferentes países e a troca de experiências sobre os processos utilizados nos diferentes contextos educativos ajudam-nos a densificar a nossa reflexão, a aprender com os outros, a relativizar o que parece excecional, a incorporar nos nossos recursos os sucessos já experimentados por outros. Pequenos relatos de outras experiências e resultados provisórios de investigações que temos ensaiado pretendem, sobretudo, evidenciar o caminho percorrido na compreensão das “questões socialmente vivas” procurando evitar o esquecimento.
Abstract (EN): The Past, however painful they may be, must occupy a decent space in historical education and, through the discipline of History, reach our students, future citizens, in a coherent and sustained manner. Becoming aware of their existence and treating them in a pedagogical and didactic way is to ensure that a reality does not become a (trans)generational problem. Their inclusion in research issues in different countries and the exchange of experiences on the processes used in different educational contexts help us to deepen our reflection, to learn from others, to relativize what seems exceptional, to incorporate into our resources the successes already experienced by others. Small reports of other experiences and provisional results of investigations that we have been rehearsing are intended, above all, to highlight the path taken in understanding “socially acute questions”, seeking to avoid forgetfulness.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PassadosDolorosos 315.88 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

(Re)Construindo o passado : o papel insubstituível do ensino da história (2016)
Livro
Maia, Tatyana de Amaral; Alves, Luís Alberto Marques; Hermeto, Miriam; Ribeiro, Cláudia Pinto
Manuais escolares : presenças e ausências (2018)
Livro
Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques; Henriques, Raquel Pereira
Uso do cinema na didática da história (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Ribeiro, Cláudia Sofia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques
Under a cloak of terror: violence and armed conflict in Europe (2022)
Capítulo ou Parte de Livro
Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques; Vieira, Helena; Moreira, Ana Isabel; Martins, Diana; Magalhães, Daniela ; Lopes, Lara
The historical learning for a culture of democracy, coexistence and cooperation (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luis Alberto Marques ; Vieira, Helena; Moreira, Ana Isabel; Martins, Diana; Magalhães, Daniela; Lopes, Lara

Ver todas (16)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-19 às 05:35:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias