Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição

Título
O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Padrão, Patrícia
(Autor)
FCNAUP
Barros, Renata
(Autor)
FCNAUP
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde
CORDIS: Ciências da Saúde
Outras Informações
Resumo (PT): Diferentes autores têm vindo a questionar a abrangência da formação universitária na área das ciências da saúde, nomeadamente pela incapacidade de se formarem profissionais capazes de construir alianças a vários níveis, com vista à transformação dos ambientes onde atuam. Com o objetivo de capacitar os estudantes pré-graduados da Licenciatura em Ciências da Nutrição para uma melhor interação com o seu público-alvo, foi desenvolvido um espetáculo de teatro, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Investigação. Esta primeira experiência prática no domínio da comunicação através da expressão dramática ocorreu no ano letivo de 2010/2011 e nasceu da necessidade pressentida de capacitar os futuros nutricionistas para a utilização de técnicas inovadoras de educação que, pelo seu carácter iminentemente lúdico e criativo, se tornam, por um lado, mais apelativas para o público, e por outro, mais eficazes do ponto de vista da tomada de consciência para a mudança de comportamentos   alimentares.   A   metodologia   explorada   foi   o   “teatro-debate”   que   tem   sido   utilizada para trabalhar diversos temas na área da saúde, levando os espetadores a refletir sobre os problemas que enfrentam e sobre as possíveis formas de os resolver. Metodologicamente, na primeira semana do semestre curricular, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um trabalho intensivo (incluiu 3 sessões práticas de cerca de duas horas cada) com uma companhia de teatro especializada neste tipo de metodologia, tendo vivenciado de forma sequencial as diversas fases do processo de conceção desta forma de comunicar. Na primeira sessão, assistiram a um espetáculo previamente preparado, assumindo o papel de público, de forma a se familiarizarem com o método. Numa segunda sessão, grupos de cerca de 30 estudantes, participaram numa ação de iniciação à prática da metodologia, tendo sido realizados vários exercícios que incluíram técnicas de expressão dramática, corporal e vocal específicas para o trabalho posterior neste tipo de metodologia específica de intervenção artística mas também social. Posteriormente, em grupos menores (de cerca de 8 elementos), os estudantes construíram a sua própria peça de teatro-debate.  Definiram  o  “problema”  a  trabalhar   (a obesidade), debateram amplamente a questão e encontraram uma forma de a teatralizar, de maneira a que o público pudesse ter um papel ativo. Na terceira e última sessão deste trabalho, todos os grupos de estudantes apresentaram o teatro-debate que construíram, e discutiram com os pares e os especialistas formadores da companhia de teatro, os sucessos e os insucessos obtidos   e   a   forma   de   os   ultrapassar.   A   “resistência”   oferecida   inicialmente   pelos   estudantes   a   esta   abordagem   que   pressupõe   alguma   “exposição   individual”,   deu   lugar,   no   decorrer   do   processo, a manifestações de entusiasmo por parte dos estudantes que, no final, afirmaram que esta experiência constituiu uma mais-valia na sua formação em Ciências da Nutrição. Concluindo,   esta   nova   experiência   de   “teatro-debate”   foi   marcante   para   os   estudantes   tendo   proporcionado novas competências que foram visíveis ao longo do semestre. No entanto, esta abordagem de ensino necessita de ser avaliada, de modo a sustentar este tipo de investimento pedagógico nos próximos anos.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: pedrograca@fcna.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
teatro 300.11 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A rádio com atividade pedagógica de integração das ciências da comunicação na formação dos nutricionistas (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Gregório, Maria João; Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Graça, Pedro
O Percurso Inicial das Áreas Disciplinares de Comunicação e Educação Alimentar na Formação dos Nutricionistas em Portugal (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Graça, Pedro; Padrão, Patrícia; Gregório, Maria João; Barros, Renata; Viana, Victor; Moreira, Pedro
O ensino da comunicação na formação universitária em Ciências da Nutrição - Momento atual e sua evolução até aos dias de hoje (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Graça, Pedro; Gregório, Maria João; Barros, Renata; Padrão, Patrícia

Do mesmo livro

Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

Ver todas (10)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-20 às 19:31:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias