Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A aprendizagem visando a competência em informação na sociedade em tempos de infoesfera

A aprendizagem visando a competência em informação na sociedade em tempos de infoesfera

Título
A aprendizagem visando a competência em informação na sociedade em tempos de infoesfera
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2020-03
Autores
Satur, Roberto Vilmar
(Autor)
FLUP
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Revista
Vol. 10 especial
Páginas: 2-22
ISSN: 2236-417X
Indexação
Dialnet
DOAJ
Crossref
LISA: Library and Information Science Database
CAPES - Portal de Periódicos
Latindex
Google Scholar
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): A sociedade, historicamente, incorpora para si os seus próprios avanços e assim se reconfigura para melhor usufruir desse novo espectro. A sociedade da informação e do conhecimento é a nova reconfiguração social que se apresenta no século XXI. Nessa nova sociedade não basta mais apenas ser alfabetizado, aprender a ler, estudar em livros para a prova, saber tabuadas e estar presente na escola. Ela usa novos recursos de aprendizagem que se juntam ou substituem os anteriores, ela não descarta as novas tecnologias como recurso para aprender e exige do cidadão uma nova competência: a competência em informação. Um cidadão “alfabetizado” em informação e nos recursos que permitem acessar e usar as informações e conhecimentos disponíveis, incluindo as novas tecnologias, especialmente as de informação e comunicação. Por isso a relação aprendiz e aprendizado está se reconfigurando e agora precisa desenvolver o cidadão para torná-lo competente em informação. E para ser e se manter competente em informação não basta aprender e apreender: é preciso aprender por toda a vida.
Abstract (EN): Society historically incorporates the advances of society itself and thus reconfigures itself to benefit from this new spectrum. The information and knowledge society is the new social reconfiguration present in the 21st century. In this new society, it is not enough just to be literate, to learn how to read, to study in books for the exams, to know arithmetic and to be present at school. The current information society uses new learning resources that join or replace the previous ones, it does not discard the new technologies as a learning resource, and it demands of the citizen a new competence: information literacy. A citizen who is ‘literate’ in information and in the resources that allow access to and use of available information and knowledge, including new technologies, especially information and communication technologies. That is why the relationship between apprentice and learning is being reconfigured, and now it needs to develop the citizens to become information literate. And for them to be and remain information literate, it is not enough learning and understanding: a lifelong learning is necessary.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48660
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
48660-Texto do artigo-131338-1-10-20200324 464.16 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

O Espaço CPLP (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Satur, Roberto Vilmar; Silva, Armando Malheiro da
Interculturalidade e interconectividade infocomunicacional na CPLP (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Satur, Roberto Vilmar; Silva, Armando Malheiro da
As Pós-Graduações em Informação e Comunicação na Universidade do Porto e na Universidade de Aveiro: as contribuições interdisciplinares da gestão (2020)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Satur, Roberto Vilmar; Mealha, Óscar ; Pestana, Olívia
Ética na vida, nas profissões e nas organizações: reflexões para debate nos diversos cursos universitários e politécnicos (2020)
Artigo em Revista Científica Nacional
Satur, Roberto Vilmar; Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (6)

Da mesma revista

A Arquivística como disciplina aplicada no campo da Ciência da Informação (2011)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ribeiro, Fernanda
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 11:17:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias