Resumo (PT):
A escuta musical tem vindo a sofrer modificações
significativas com a difusão das tecnologias de
reprodução do século XX. A elite tradicional – detentora
dos valores tradicionais de música sinfônica – havia
perdido sua hegemonia em decorrência as práticas
populares surgidas no pós-guerra. Este ensaio propõe a
compreensão das mudanças estruturais que permeiam os
locais de execução de música, tanto tradicional quanto o
“novo experimentalismo”, o Jazz, estúdio eletroacústico
e sua difusão pelas rádios na cidade de Nova York,
criando uma nova cena.
Abstract (EN):
The music listening received significant changes with the
expanse of reproduction technologies of XX century.
The traditional elite – owner of symphonic music values
– had lost your hegemonic status because of newest
popular praxis in postwar. This essay aims the
comprehension of structural changes that permeate
places of music – traditional and ‘new experimentalism’
– Jazz, electroacoustic and radio’s propagation in New
York City, creating a new scene.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/5160/pdf