Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário

Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário

Título
Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário
Tipo
Tese
Ano
2018-11-12
Autores
Lúcia Maria Pinto Ribeiro
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Este relatório procura propor uma visão para o ensino das artes visuais baseada em propostas da cultura visual, questionando diferentes modos de encarar a educação artística na contemporaneidade e orientando-a para a formação integral dos sujeitos, um pressuposto influenciado pela ideia que a arte e a estética constituem um meio para os sujeitos conhecerem e compreenderem o mundo, e a si mesmos. Esta visão holística de ensino e aprendizagem, com enfoque na literacia visual, convoca outros conteúdos e metodologias de ensino centradas nos estudantes. Daqui emergem novos desafios para as Artes Visuais, em específico, para a disciplina de Desenho A, do 12º ano: criar situações de aprendizagem significativa, que permitam dar voz aos estudantes, no sentido de promover o desenvolvimento do pensamento visual crítico e as diferentes subjetividades, ou descentralidades do eu. Evocando a metáfora das respigadoras (Hernandez, 2007) a materialização desta narrativa requer que nos posicionemos como professores, artistas e investigadores, no contexto da sala de aula, para a criação de comunidades de aprendizagem, que possibilitem o desenvolvimento e manifestação do pensamento disruptivo, desencadeado pela experienciação livre do desenho, desacorrentado de normas e verdades fixas; esta narrativa reclama que os estudantes possam ter voz, para que possam construir/desconstruir representações e sentidos de identidade.
Idioma: Português
Nº de páginas: 82
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-23 às 08:02:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias