Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Relatório de Estágio Profissional "O percurso de um ensino de excelência começa na relação estabelecida entre docente e discente

Relatório de Estágio Profissional "O percurso de um ensino de excelência começa na relação estabelecida entre docente e discente

Título
Relatório de Estágio Profissional "O percurso de um ensino de excelência começa na relação estabelecida entre docente e discente
Tipo
Tese
Ano
2017-11-14
Autores
Bárbara Soraia Coelho Ferreira
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente documento tem como objetivo relatar as aprendizagens realizadas, as dificuldades sentidas e as estratégias implementadas, durante o Estágio Profissional – inserido no 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Este estágio realizou-se no ano letivo de 2016/2017, na Escola Básica e Secundária do Cerco, com um núcleo de estágio constituído por três estudantes-estagiários, uma Professora Cooperante, docente da escola, e uma Professora Orientadora, docente da mesma Faculdade. Este relatório divide-se em cinco grandes capítulos: (1) Introdução; (2) Enquadramento Biográfico; (3) Enquadramento da Prática Profissional; (4) Realização da Prática Profissional; e (5) Conclusões e Perspetivas para o futuro. O primeiro capítulo mapeia e contextualiza o conteúdo do relatório. O segundo reporta-se à dimensão mais pessoal, no qual apresento o meu percurso biográfico, destacando algumas experiências de vida pessoais e profissionais. Neste capítulo, desenvolvo ainda uma reflexão sobre as expectativas relativamente ao estágio profissional. O terceiro capítulo apresenta e caracteriza o contexto da prática pedagógica, onde efetuei o estágio profissional. No quarto capítulo, são relatadas as experiências vividas nas diferentes fases do processo de ensino-aprendizagem e está dividido em três grupos, segundo as áreas de desempenho previstas no Regulamento do Estágio Profissional: Área 1 – Organização e Gestão do Ensino; Áreas 2 e 3 – Participação na Escola e Relações com a Comunidade; Área 4 - Desenvolvimento Profissional. Este capítulo engloba ainda o Estudo de Investigação – “Estudo comparativo entre dois modelos de ensino diferentes: a sua influência no comportamento dos alunos” –, que teve como objetivo verificar qual o melhor modelo de ensino (Modelo de Instrução Direta e Modelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão – Teaching Games for Understanding), para que os comportamentos inapropriados dos alunos diminuíssem. No quinto, e último capítulo, são apresentadas as principais conclusões deste trabalho e as perspetivas para o futuro.
Abstract (EN): The aim of the present document is to report all the apprenticeships carried out, the felt difficulties, and the strategies implemented during the Professional Practicum – integrated in the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, of the Faculty of Sports – University of Porto. This practicum happened during the school year 2016/2017 and it was held in the School of Cerco. The internship group comprised three pre-service teachers, one Cooperating teacher – from the school’s teaching corps –, and one Supervisor teacher – from the Faculty’s teaching corps. This report is divided into five main chapters: (1) Introduction; (2) Biographical Framework; (3) Professional practice framework; (4) Professional practice; (5) Conclusions and Prospects for the future. The first chapter maps and contextualizes the content of the report. The second relates to the personal dimension, in which I present my biographical journey, highlighting some personal and professional life experiences. In this chapter, I also develop a reflection on the expectations regarding the traineeship. The third chapter presents and characterizes the context of pedagogical practice, where I completed my professional internship. The fourth chapter depicts the experiences in the different phases of the teaching-learning process and is divided into three groups, according to the areas of performance foreseen in the Regulation of the Professional Practicum: 1 - Organization and Management of Education; Areas 2 and 3 – Participation in school and relationships with the community; 4 - Professional Development. This chapter also incorporates the research study: “Comparative study between two different teaching models: their influence in the students’ behaviours”. The aim of this study was to understand which is the best practical method for teaching (the Model of Direct Instruction and the Teaching Games for Understanding), in order to decrease the inappropriate behaviours of the students. The fifth and final chapter describes the main conclusions of this work and the prospects for the future.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio de Bárbara Soraia Coelho Ferreira Relatório de Estágio Profissional "O percurso de um ensino de excelência começa na relação estabelecida entre docente e discente 1893.54 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-21 às 14:09:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias