Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Framework para a Integração de Dispositivos Móveis na Interação Pessoa-Computador

Framework para a Integração de Dispositivos Móveis na Interação Pessoa-Computador

Título
Framework para a Integração de Dispositivos Móveis na Interação Pessoa-Computador
Tipo
Tese
Ano
2016-07-11
Autores
Wilson da Silva Oliveira
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Outras Informações
Resumo (PT): A utilização do rato e teclado para interagir com computadores é bastante comum atualmente. No entanto, estes periféricos limitam bastante o utilizador no modo como interagem com o computador, especialmente para tarefas mais complexas. Assim a procura por métodos mais naturais de interação persiste, existindo várias pesquisas desde mesas interativas ao uso e reutilização de comandos de consola. Possíveis respostas para esta limitação irão criar novas formas de interagir com informação digital, seja em casos de uso específicos ou modificando o modo como as pessoas utilizam os seus computadores diariamente. É frequente encontrar utilizadores que possuam pelo menos um dispositivo móvel devido à proliferação destes nos últimos anos. Atualmente estes dispositivos são mais do que meros aparelhos para comunicação estando eles próprios repletos de métodos de interação baseados em vários sensores como superfícies multi-touch, acelerómetro e outros. Numa tentativa de propor um método de interação diferente, procura-se explorar a capacidade de integrar estes dispositivos como ferramentas de interação, substituindo ou complementando o rato e teclado de hoje. Fazendo uso da capacidade de processamento destes aparelhos e dos seus diferentes meios de interação, será possível interagir de maneiras diferentes com o computador, utilizando as superfícies multi-touch e os dados fornecidos pelos diferentes sensores (p.e. giroscópio). Para além dos dispositivos móveis poderem ser explorados para introduzir informação em computadores, a presença de métodos de output - como o ecrã ou altifalante - permite a utilização dos mesmos como meio adicional de exposição de informação. Para atingir este objetivo é proposto o desenvolvimento de uma framework que procura simplificar a integração destes dispositivos na interação pessoa-computador. O desenvolvimento desta framework implica a definição das arquiteturas a utilizar, tanto por uma aplicação móvel, como por um servidor. Este servidor é utilizado para interagir com a aplicação do computador, assim como efetuar a comunicação com a aplicação móvel utilizando um protocolo definido pela framework. Para possibilitar o desenvolvimento da framework foi implementada uma aplicação móvel, que inclui a estrutura definida pela mesma. Esta aplicação deve ser capaz de interagir com um servidor, que é responsável por fornecer a interface da aplicação móvel, assim como implementar a lógica necessária para interagir com a aplicação do computador a partir dos dados transmitidos pela aplicação móvel. A aplicação móvel desenvolvida é polivalente, ou seja, deve ser capaz de interagir com qualquer servidor/aplicação, que implemente o protocolo de comunicação especificado pela framework. No caso de estudo desenvolvido no contexto desta dissertação, o servidor faz parte de uma extensão para a aplicação Blender. Esta extensão permitirá utilizar dados recebidos da aplicação móvel (ecrã e acelerómetro) para interagir diretamente com o Blender, possibilitando efetuar determinadas tarefas como transformações geométricas. Para avaliar a utilidade da solução encontrada foram realizados testes com utilizadores, com cerca de dez a vinte pessoas, utilizando a aplicação referida. Esta avaliação permite analisar a reação e eficiência dos utilizadores que experimentaram a solução proposta assim como avaliar o potencial da framework em aplicações futuras. Em suma, o objetivo principal deste trabalho de investigação passa por explorar e avaliar o potencial de interação presente nos dispositivos móveis atuais para interagir rapidamente e naturalmente com computadores.
Idioma: Português
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
dissertação Framework para a Integração de Dispositivos Móveis na Interação Pessoa-Computador 3120.60 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-25 às 01:59:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias