Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:FA 02 2017 002

Projeto/Contrato PS:FA 02 2017 002

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72605
 
Referência: FA 02 2017 002
Nome Curto: I.NANO.WEC
Título: Nano-tecnologias inovadoras para Conversão de Energia das Ondas
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Fundo Azul
Instituição Financiadora: Direção-Geral de Política do Mar
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-06-06
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-05-15
Data de Início Efetivo: 2018-05-15
Data de Conclusão Prevista: 2020-12-31
Data de Conclusão Efetiva: 2020-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 199.799,32 EUR
Detalhes
Resumo: O I.nano.WEC visa desenvolver o primeiro protótipo de bóia marítima integrando sistemas de conversação de energia das ondas de elevada eficiência baseados em nanogeradores triboelétricos. Este projeto pode assim promover a monitorização contínua de variáveis ambientais e atividades humanas em locais oceânicos remotos, permitindo a implantação de sistemas energeticamente autónomos para a aquicultura, sinalização marítima ou mercado offshore.
O aparecimento dos nanogeradores triboelétricos (TENGs), uma tecnologia inovadora que pode converter com eficiência a energia das ondas, associada a oscilações de baixa frequência, marca uma rutura com os atuais sistemas de conversão da energia das ondas, baseados em tecnologia fotovoltaica, mais dispendiosa e de baixa eficiência. Neste projeto, é utilizada modelação compósita, combinando simulações numéricas e testes experimentais em tanque de ondas, como base para o desenvolvimento e otimização de um sistema de conversão de energia integrado em bóias marítimas baseadas em materiais triboelétricos. Os TENGs serão desenvolvidos com base em materiais de última geração e técnicas de nanofabricação otimizadas para resistir ao agressivo ambiente do oceano.
O efeito triboelétrico está associado à acumulação de cargas estáticas quando dois materiais são friccionados um contra o outro, sendo possível gerar densidades de potência superiores a 500 W/m2. Este valor será ainda aumentado dopando e texturizando à nano escala os materiais triboelétricos. Para aproveitar a energia das ondas, numa fase inicial, será utilizado um protótipo selado construído com base num sistema desenvolvido pela empresa InanoEnergy.
Para atingir os objetivos do i.nano.WEC, é necessário caracterizar as condições de agitação marítima offshore e avaliar numericamente vários sistemas alternativos a fim de: (i) estudar o comportamento hidrodinâmico dos dispositivos flutuantes; (ii) analisar os seus sistemas de amarração; (iii) definir o TENG que melhor cumpre o Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Resultados: Os principais resultados do projeto i.nano.WEC podem ser resumidos em: • Produto comercializável para conversão da energia das ondas, baseado em nanogeradores triboelétricos, que podem ser integrados numa ampla gama de bóias e outras estruturas flutuantes, capazes de produzir energia para consumo local e outros usos; • Prova de conceito experimental de todos os sistemas desenvolvidos e sua otimização, tendo em conta as características e as restrições impostas pelas aplicações selecionadas, nomeadamente: aquicultura, bóias de sinalização e monitorização; • Materiais triboelétricos melhorados, selecionados com base na sua separação na série triboelétrica, texturizados à nanoescala usando técnicas económicas visando a geração de energia elétrica (valores acima de 100 V, 0,1 mA e 0,1 W).
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Capítulo ou Parte de Livro
Daniel Clemente (Autor) (FEUP); Tomás Cabral (Autor) (FEUP); Paulo Rosa Santos (Autor) (FEUP); Francisco Taveira Pinto (Autor) (FEUP); C. Rodrigues (Autor) (Outra); J. Correira (Autor) (Outra); A. Perreira (Autor) (Outra); J. Ventura (Autor) (Outra); N. Mathias (Autor) (Outra); R. Marini (Autor) (Outra); T. Morais (Autor) (Outra)
2020
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
InanoEnergy - Consultoria, Design, Produção e Aplicação de Soluções Energéticas Renováveis, Lda. Portugal Empresa Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro
INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial INEGI Portugal Instituição sem fins lucrativos Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 71.681,37 EUR
Valor Financiado Aprovado: 46.592,89 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 25.088,48 EUR
Taxa de Financiamento: 65 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Daniel Rúben da Silva Pinto Clemente DRSPC Bolseiro 100 2018-09-17 2020-10-31
FEUP Francisco de Almeida Taveira Pinto FTP Investigador Responsável na UO 2018-05-15 2020-12-31
FEUP Paulo Jorge Rosa Santos PJRS Investigador 2018-05-15 2020-12-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 506601 Liliana Carla Tavares Coelho
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 17:27:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias