Resumo: |
O desafio da sustentabilidade nas empresas tem crescido e a tendência é ganhar ainda mais força devido à tendência global dos clientes procurarem por produtos sustentáveis. Neste conceito está implícito o ciclo de vida do produto, os impactos de produção/distribuição e ainda os desperdícios gerados nas produções.
Neste sentido, a proposta de implementar um sistema de gestão ambiental, segundo a ISO 14001:2015 irá permitir identificar os aspetos ambientais, avaliar os impactes ambientais, caracterizar o ciclo de vida do produto, identificar as melhorias de produção, caracterizar todo o processo produtivo, monitorizar o seu desempenho, sensibilizar todos os colaboradores para este tema e implementar políticas ambientais e de qualidade. A partir destes pontos, é elaborado um plano de ação que tem como objetivo definir ações para tratar todos os pontos encontrados na fase de diagnóstico e monitorizar o seu desenvolvimento, chegando assim ao processo de melhoria continua a partir do processo de PDCA - Planear, fazer, verificar e atuar.
De forma a efetivar o processo de melhoria, será implementado uma ferramenta de gestão de qualidade que permita identificar e monitorizar os defeitos com o objetivo de diminuir os desperdícios prevenindo o seu acontecimento ou aprimorando o processo para voltar a incluir estes materiais nas linhas produtivas.
Estas duas estratégias interligadas permitem à empresa aplicar processos de melhoria ao nível de produção mas também ao nível de gestão promovendo assim uma consciência sustentável a todos os níveis provocando efetivamente a mudança de paradigma.
Durante este projeto, a IMPETUS irá conseguir diminuir o seu impacto ambiental, diminuindo desperdícios, otimizando produção, podendo garantir aos seus clientes a venda de produtos sustentáveis. |