Resumo: |
Atualmente, a indústria da pré-fabricação não aproveita as potencialidades oferecidas por materiais
do tipo e do tipo UHPFRC. O presente Projeto pretende conceber novos produtos para tabuleiros
de pontes ferroviárias tirando partido das potencialidades oferecidas por estes materiais. O HPFRC
será usado para conceber e desenvolver longarinas pré-fabricadas, pré-esforçadas por prétensão,
sem armaduras ordinárias na zona corrente, e travessas do sistema de pilar modular
fustes/travessa. O UHPFRC será utilizado para conceber soluções inovadoras de ligação entre
os elementos pré-fabricados, obtendo um adequado comportamento estrutural e uma elevada
durabilidade sem recorrer à aplicação de pré-esforço em obra por pós-tensão. As soluções a
desenvolver para tabuleiros de pontes visam as estruturas com pequeno e médio vão, até 30m.
Além disso, será desenvolvido um sistema de pré-lajes pré-fabricadas colaborantes para tabuleiros
de pontes ferroviárias, adequadas às novas longarinas, e também de fustes segmentados (incluindo
a respetiva ligação de continuidade). Para atingir os objetivos propostos, o Projeto envolve tarefas
de conceção estrutural, análises computacionais, verificações de segurança considerando todos
os estados limite pertinentes e trabalho laboratorial. As tarefas laboratoriais permitirão definir as
composições dos materiais, efetuar a sua caracterização, validar o desempenho estrutural dos
novos produtos, e apoiar a definição de critérios de dimensionamento. A equipa de projeto reúne
todas as competências necessárias para alcançar os seus objetivos. O promotor líder (Mota-
Engil, Engenharia e Construção, MEEC) possui grande experiência na construção e reabilitação
de estruturas ferroviárias e em pré-fabricação em betão. O segundo copromotor (Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto, FEUP) reúne competências científicas e técnicas em todos
os domínios envolvidos no projeto, e infraestruturas laboratoriais essenciais para o desenv |
Resumo Atualmente, a indústria da pré-fabricação não aproveita as potencialidades oferecidas por materiais
do tipo e do tipo UHPFRC. O presente Projeto pretende conceber novos produtos para tabuleiros
de pontes ferroviárias tirando partido das potencialidades oferecidas por estes materiais. O HPFRC
será usado para conceber e desenvolver longarinas pré-fabricadas, pré-esforçadas por prétensão,
sem armaduras ordinárias na zona corrente, e travessas do sistema de pilar modular
fustes/travessa. O UHPFRC será utilizado para conceber soluções inovadoras de ligação entre
os elementos pré-fabricados, obtendo um adequado comportamento estrutural e uma elevada
durabilidade sem recorrer à aplicação de pré-esforço em obra por pós-tensão. As soluções a
desenvolver para tabuleiros de pontes visam as estruturas com pequeno e médio vão, até 30m.
Além disso, será desenvolvido um sistema de pré-lajes pré-fabricadas colaborantes para tabuleiros
de pontes ferroviárias, adequadas às novas longarinas, e também de fustes segmentados (incluindo
a respetiva ligação de continuidade). Para atingir os objetivos propostos, o Projeto envolve tarefas
de conceção estrutural, análises computacionais, verificações de segurança considerando todos
os estados limite pertinentes e trabalho laboratorial. As tarefas laboratoriais permitirão definir as
composições dos materiais, efetuar a sua caracterização, validar o desempenho estrutural dos
novos produtos, e apoiar a definição de critérios de dimensionamento. A equipa de projeto reúne
todas as competências necessárias para alcançar os seus objetivos. O promotor líder (Mota-
Engil, Engenharia e Construção, MEEC) possui grande experiência na construção e reabilitação
de estruturas ferroviárias e em pré-fabricação em betão. O segundo copromotor (Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto, FEUP) reúne competências científicas e técnicas em todos
os domínios envolvidos no projeto, e infraestruturas laboratoriais essenciais para o desenvolvimento
do trabalho. |