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Projeto/Contrato PS:POCI-01-0247-FEDER-039980

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 75210
 
Referência: POCI-01-0247-FEDER-039980
Nome Curto: H2-UI4PT
Título: H2-UI4PT: Melhoria da utilização do H2 em transportes públicos
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: P2020|COMPETE - Projetos em Copromoção
Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação S.A.
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2019-12-09
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-10-01
Data de Início Efetivo: 2018-10-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-09-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-09-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 2.421.550,69 EUR
Detalhes
Resumo: O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução ?fuel-cell? direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem. Para a concretização deste objetivo foi estabelecida uma estratégia de investigação inovadora assente em quatro vertentes técnico científicas: i) estudar, caracterizar e otimizar o desempenho da pilha de combustível aplicada a um veículo pesado destinado a percursos de média-distância; (ii) conceber e desenvolver um conversor eletrónico de potência que efetue a gestão otimizada e a interface da bateria de lítio com o barramento CC; (iii) conceber e desenvolver um sistema de supervisão e gestão da repartição da energia armazenada e da potência elétrica necessária à tração/travagem regenerativa do autocarro; e (iv) estudar e desenvolver um sistema de climatização suportado pela reutilização da energia dissipada pela tecnologia de hidrogénio.
Neste contexto, o Projeto será promovido por um consórcio completo, formado por uma entidade empresarial, com robustas competências de I&D em torno das áreas tecnológicas abordadas e que tomará as novas tecnologias a desenvolver, a CaetanoBus, a qual será suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química), contando ainda com o envolvimento da Barraqueiro enquanto parceiro e early-adopter do novo autocarro.
Resultados: O projeto H2-UI4PT iniciou-se com uma primeira fase de pesquisa e recolha aprofundada de informação e homogeneização de conhecimento no consórcio, muito relevante para o estabelecimento de requisitos e especificações completas para o novo modelo de autocarro movido a tecnologia de hidrogénio a desenvolver. De forma a aprofundar os conhecimentos, designadamente ao nível do funcionamento das pilhas de combustível, foram feitos diversos estudos de otimização por simulação em CFD e aplicada uma nova pilha de combustível. Foram ainda feitos diversos estudos laboratoriais recriando diferentes condições operatórias destes dispositivos. Estes estudos permitiram obter conhecimento profundo sobre esta tecnologia o que contribui para a conceção e desenvolvimento dos sistemas e subsistemas que fizeram parte integrante da tecnologia híbrida implementada no novo autocarro. O protótipo desenvolvido foi amplamente testado e ensaiado em ambiente controlado e em contexto real de utilização. Houve ainda uma extensa divulgação e promoção dos resultados do projeto, o que contribui para introdução destes novos modelos de autocarro no mercado e respectiva comercialização.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
CaetanoBus-FABRICAÇÃO DE CARROÇARIAS S.A. CBUS Portugal Empresa Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 513.299,06 EUR
Valor Financiado Aprovado: 374.773,22 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 138.525,84 EUR
Taxa de Financiamento: 75 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Adélio Miguel Magalhães Mendes AMM Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Adriano da Silva Carvalho ASC Investigador Responsável na UO 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Ana Margarida Martins de Almeida AMMA Bolseiro 100 2020-09-14 2021-08-04
FEUP Armando Luís Sousa Araújo ASA Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Carlos João Rodrigues Costa Ramos CJR Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Domingos Azevedo Gonçalves Barbosa DGB Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Gonçalo Gil Seixas Rodrigues de Carvalho GGSRC Bolseiro 100 2020-12-17 2022-09-16
FEUP Joaquim Gabriel Magalhães Mendes JG Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Ricardo Jorge Bebiano Bexiga RJBB Bolseiro 100 2022-02-23 2022-08-22

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 617373 Márcia Cristina Ramos Fernandes
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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