Resumo: |
O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução ?fuel-cell? direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem. Para a concretização deste objetivo foi estabelecida uma estratégia de investigação inovadora assente em quatro vertentes técnico científicas: i) estudar, caracterizar e otimizar o desempenho da pilha de combustível aplicada a um veículo pesado destinado a percursos de média-distância; (ii) conceber e desenvolver um conversor eletrónico de potência que efetue a gestão otimizada e a interface da bateria de lítio com o barramento CC; (iii) conceber e desenvolver um sistema de supervisão e gestão da repartição da energia armazenada e da potência elétrica necessária à tração/travagem regenerativa do autocarro; e (iv) estudar e desenvolver um sistema de climatização suportado pela reutilização da energia dissipada pela tecnologia de hidrogénio.
Neste contexto, o Projeto será promovido por um consórcio completo, formado por uma entidade empresarial, com robustas competências de I&D em torno das áreas tecnológicas abordadas e que tomará as novas tecnologias a desenvolver, a CaetanoBus, a qual será suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química), contando ainda com o envolvimento da Barraqueiro enquanto parceiro e early-adopter do novo autocarro. |