Resultados: |
• Desenvolvimento da formulação ótima de um revestimento espumificado com aglutinante acrílico de base aquosa: Obteve-se um revestimento inovador com cortiça e resina espumificada que permite a utilização de reduzidas quantidades de cortiça.
• Desenvolvimento de uma formulação de um revestimento à base de pigmentos inorgânicos, estável à exposição solar e capaz de manter o aspeto visual e tátil da cortiça: foi identificada uma formulação que, aplicada por spray sobre cortiça, permite que esta cortiça adquira uma cor estável, e seja mantida a perceção visual e tátil de que se trata de um produto com cortiça natural. A proteção pode ser maximizada com o aumento da gramagem de tinta aplicada e a cor final pode ser afinada por combinação de pigmentos.
• Identificação da radiação responsável pela descoloração da cortiça quando exposta à radiação solar: a cortiça sofre um escurecimento inicial, tornando-se depois mais clara com a evolução do tempo de exposição. Com a utilização dos absorvedores de UV verificou-se que a radiação responsável pela degradação da cor da cortiça é a radiação UV mais próxima do visível. Conclui-se que a proteção na gama tradicional de UV, eficaz em produtos como madeira, não será uma solução eficaz para este problema na cortiça.
• Aplicação de revestimentos de cortiça, utilizando diferentes equipamentos e técnicas de aplicação: Foi possível revestir diferentes substratos com cortiça, entres os quais cerâmicos, garrafas de vidro, tubos de PVC e papel para backings(revestimento de pisos). Para identificarmos possíveis problemas que pudessem surgir durante a aplicação à escala industrial, foram efetuadas aplicações em grandes áreas com diferentes geometrias. Os backings com cortiça projetada foram ainda usados para revestir placas de MDF.
• Construção dos sistemas de aplicação dos revestimentos: Terminou-se o desenvolvimento do sistema de projeção à escala laboratorial. Iniciou-se a implementação do código de controlo e comunicação entre alguns dos componentes do sistema de aplicação á escala industrial e testou-se a cabeça de projeção deste sistema. |