Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:2019-1-PT01-KA204-060898

Projeto/Contrato PS:2019-1-PT01-KA204-060898

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 74688
 
Candidatura: Erasmus + | DISK
 
Referência: 2019-1-PT01-KA204-060898
Nome Curto: DISK
Título: Estojo de Sobrevivência de Imigrantes Digitais (DISK)
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 6
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Erasmus+
Instituição Financiadora: Comissão Europeia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2019-11-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-10-31
Data de Conclusão Efetiva: 2022-06-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 193.637,00 EUR
Detalhes
Resumo: Vivemos em um mundo digitalizado. As tarefas feitas anteriormente por meio de papeis são feitas digitalmente - por exemplo, contato com autoridades, declaração de impostos e outras tarefas. Isso requer competências digitais (CD) das pessoas envolvidas.
As competências digitais devem ser aprendidas pelos usuários. Isso requer alguma motivação e uma abordagem ativa para a aprendizagem: "A aprendizagem não pode ser delegada". Viver em um ambiente dominado pela técnica, fornecendo ferramentas e meios digitais, não significa necessariamente que as pessoas realmente tenham as competências para usar esses meios de forma adequada, de forma segura ou útil.

O Relatório DigComp (Digital Competence Framework 2.0 (DigComp) criado em 2017, DCF) - utilizado como ferramenta de referência - mostra em média que 54% da população Europeia possui competências digitais - ou seja, 46% NÃO possui. Os países participantes no projeto (PT, IT, GR) estão acima deste nível de 46%. Para resolver esta situação, é necessário envidar todos os esforços para ensinar as competências que faltam a vários grupos de adultos.

O projeto visa desenvolver as competências digitais em falta de adultos (Educação de Adultos AE com foco especial nos chamados "imigrantes digitais" que são pessoas desfavorecidas na sociedade devido à falta de competências digitais) e capacitá-los a ter um papel ativo na a sociedade digital. * Criar formação de adultos de alta qualidade (educação não formal) usando os resultados da "Educação de Adultos Inversa".
Resultados: **********PORTUGUÊS********** Os resultados podem ser expressos em níveis nano, micro, meso e macro. NANO O nível nano aborda a digitalização (o que significa a aplicação de informações digitalizadas na prática). Este resultado está integrado em cada módulo. MICRO & REDE Os produtos e resultados dos IOs representam o nível micro e rede. 15 módulos bem desenvolvidos, testados e avaliados para apoiar os adultos a agirem como cidadãos independentes ativos em um mundo digital. Esses cursos serão disponibilizados sob uma licença Creative Commons CC BY-SA 4.0 como OERs. Um guia de transferência como suporte para formadores noutros ambientes de formação para usar os resultados do projeto e para manter os cursos abertos para um maior desenvolvimento (desenvolvimento contínuo adaptado às mudanças no mundo digitalizado) REDE Resultados da formação (representam o nível de malha). Aproximadamente. 120 adultos participarão dos módulos e formarão o primeiro grupo de utilizadores mais experientes no cenário digital. MACRO Resultados sustentáveis ​​(nível macro). Os cursos desenvolvidos serão utilizados pelas organizações de Educação de Adultso ​​participantes neste projeto (EDRASE, EBI / EIE e training2000) como parte do programa de cursos. Essas organizações cuidarão do desenvolvimento e da sustentabilidade desses cursos. Lista de resultados durante o tempo de vida do projeto - estes são os elementos que levam ao DISK (estojo de ferramentas, módulos do curso) Mapa de Competências (adequando-se aos módulos descritos do DISK Conteúdo de formação desenvolvido Percurso de formação e teste piloto Open Education Resources (OER) Guia de transferência e de implementação *********INGLÊS********* The results can be expressed as to serve in nano, micro, meso and macro levels. NANO The nano level addresses digitalization (which means the application of digitized information in practice). This result is integrated in each module. MICRO & MESH Products and outcomes of the IOs represent the micro and mesh level. 15 well-developed, tested and evaluated modules to support adults to act as active independent citizens in a digital world. These courses will be made available under a Creative Commons CC BY-SA 4.0 license as OERs. A transferability guide as a support to trainers in other training environments to use the project’s results and to keep the courses open to further development (continuous development adapted to the changes in the digitized world) MESH Results of the training (represent mesh level). Approx. 120 adults will take part in the modules and build the first group of more experienced users in the digital landscape. MACRO Sustainable results (macro level). The developed courses will be used by the AE organisations taking part in this project (EDRASE, EBI/EIE, and training2000) as part of their course program. These organisations will care for the further development and sustainability of these courses. List of results during the project’s life time – these are the elements that lead to the Digital Immigrants Survival kit (toolkit, course modules) Competence Map (fitting to the described modules of the Toolkit) Developed training content Training path and pilot testing OERs Transferability and implementation guide On the completion a ready-to-use set of training modules are available. The well thought out dissemination plan.
Observações: DISK é coordenado na Universidade do Porto pelo Prof. Pedro Ferreira da FPCEUP.
URL: https://www.disk-project.eu/web/
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Peter Mazhol (Autor) (Outra); Harald Makl (Autor) (Outra); Kylene De Angelis (Autor) (Outra); Michail Filioglou (Autor) (Outra); Ebba Ossiannilsson (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ebba Ossanilssonn (Autor) (Outra); Pedro D. Ferreira (Autor) (FPCEUP); Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Peter Mazohl (Autor) (Outra); Kylene De Angelis (Autor) (Outra); Michail Filioglou (Autor) (Outra); Nikos Tzimopoulos (Autor) (Outra)
2021
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Ebba Ossannilsson (Autor) (Outra); Pedro D. Ferreira (Autor) (FPCEUP); Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Peter Mazohl (Autor) (Outra); Kylene de Angelis (Autor) (Outra); Michail Filioglou (Autor) (Outra); N. Tzimopolous (Autor) (Outra)
2021
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2022
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Tradutor) (FEUP)
2022
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Pedro Ferreira
Etairia Draseon Epimorfosis EDRASE Grécia Associação Parceiro
European Foundation for Quality in Blended Learning EFQBL Áustria Associação Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro
Ossiannilsson Quality Open Online Learning Consultancy Suécia Associação Parceiro
Training 2000 psc Itália Empresa Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Alfredo Augusto Vieira Soeiro AVS Investigador Responsável na UO 2019-11-01 2021-10-31

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 38.972,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 38.972,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Carla Sofia Marques da Silva SMS Investigador 2019-11-01 2021-10-31
FPCEUP Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo IM Investigador 2019-11-01 2021-10-31
FPCEUP Pedro Daniel Tavares Ferreira PDTF Investigador Responsável na UO 2019-11-01 2021-10-31
FPCEUP Sofia Castanheira Pais SCP Investigador 2019-11-01 2021-10-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 244105 Celia Regina Silva Pinto
FPCEUP 640066 Elsa Regina Martins Lencastre
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-02-23 às 14:21:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias