Resumo: |
O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, com o menor consumo energético,
ocupação de espaço e pegada de carbono quando comparado com qualquer outro meio de
transporte. O ruído gerado constitui um desafio ambiental muito significativo que atualmente os
gestores e operadores deste tipo de infraestrutura enfrentam. De entre as várias medidas de
mitigação deste problema, a implementação de barreiras acústicas constitui a medida mais usual e
a que tem um maior impacto na redução do ruído, encontrando-se por isso generalizada um pouco
por todo o mundo. Apesar disso, as barreiras acústicas usualmente aplicadas encontram-se muito
longe de constituírem soluções ótimas, não sendo geralmente pensadas para o caso específico
do ruído ferroviário. Assim, o principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma solução de
barreira acústica inovadora, destinada à minimização dos efeitos do ruído de tráfego ferroviário.
Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes do
ponto de vista acústico e com reduzido impacto ambiental/visual, correspondendo a soluções de
baixa altura e com geometria otimizada. Do ponto de vista económico, será tirado partido do
carácter modular suscitado pela pré-fabricação em betão. O grande objetivo é que este tipo de
soluções seja altamente competitivo em relação às soluções já existentes no mercado, em termos
técnicos, económicos, de sustentabilidade e de impacto visual. O desenvolvimento do projeto terá
por base um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas, contando com
a vasta experiência acumulada na indústria da pré-fabricação pela Mota-Engil, e a experiência e
conhecimento científico relativo ao desempenho acústico de diferentes soluções de mitigação da
UC, e ao comportamento global de sistemas ferroviários da UP. O projeto conta ainda com o apoio
de duas entidades gestoras de infraestruturas ferroviárias, a Metro do Porto e as Infraes |
Resumo O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, com o menor consumo energético,
ocupação de espaço e pegada de carbono quando comparado com qualquer outro meio de
transporte. O ruído gerado constitui um desafio ambiental muito significativo que atualmente os
gestores e operadores deste tipo de infraestrutura enfrentam. De entre as várias medidas de
mitigação deste problema, a implementação de barreiras acústicas constitui a medida mais usual e
a que tem um maior impacto na redução do ruído, encontrando-se por isso generalizada um pouco
por todo o mundo. Apesar disso, as barreiras acústicas usualmente aplicadas encontram-se muito
longe de constituírem soluções ótimas, não sendo geralmente pensadas para o caso específico
do ruído ferroviário. Assim, o principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma solução de
barreira acústica inovadora, destinada à minimização dos efeitos do ruído de tráfego ferroviário.
Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes do
ponto de vista acústico e com reduzido impacto ambiental/visual, correspondendo a soluções de
baixa altura e com geometria otimizada. Do ponto de vista económico, será tirado partido do
carácter modular suscitado pela pré-fabricação em betão. O grande objetivo é que este tipo de
soluções seja altamente competitivo em relação às soluções já existentes no mercado, em termos
técnicos, económicos, de sustentabilidade e de impacto visual. O desenvolvimento do projeto terá
por base um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas, contando com
a vasta experiência acumulada na indústria da pré-fabricação pela Mota-Engil, e a experiência e
conhecimento científico relativo ao desempenho acústico de diferentes soluções de mitigação da
UC, e ao comportamento global de sistemas ferroviários da UP. O projeto conta ainda com o apoio
de duas entidades gestoras de infraestruturas ferroviárias, a Metro do Porto e as Infraestruturas de
Portugal. |