Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:POCI-01-0247-FEDER-033990

Projeto/Contrato PS:POCI-01-0247-FEDER-033990

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 73349
 
Referência: POCI-01-0247-FEDER-033990
Nome Curto: iNBRAIL
Título: iNBRAIL - Innovative NOISE BARRIERS for RAILways
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: P2020|COMPETE - Projetos em Copromoção
Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação S.A.
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-07-30
Entidade Pagadora: Agência para o Desenvolvimento e Coesão I.P.
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2018-10-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-09-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 1.035.123,00 EUR
Detalhes
Resumo: O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, com o menor consumo energético,
ocupação de espaço e pegada de carbono quando comparado com qualquer outro meio de
transporte. O ruído gerado constitui um desafio ambiental muito significativo que atualmente os
gestores e operadores deste tipo de infraestrutura enfrentam. De entre as várias medidas de
mitigação deste problema, a implementação de barreiras acústicas constitui a medida mais usual e
a que tem um maior impacto na redução do ruído, encontrando-se por isso generalizada um pouco
por todo o mundo. Apesar disso, as barreiras acústicas usualmente aplicadas encontram-se muito
longe de constituírem soluções ótimas, não sendo geralmente pensadas para o caso específico
do ruído ferroviário. Assim, o principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma solução de
barreira acústica inovadora, destinada à minimização dos efeitos do ruído de tráfego ferroviário.
Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes do
ponto de vista acústico e com reduzido impacto ambiental/visual, correspondendo a soluções de
baixa altura e com geometria otimizada. Do ponto de vista económico, será tirado partido do
carácter modular suscitado pela pré-fabricação em betão. O grande objetivo é que este tipo de
soluções seja altamente competitivo em relação às soluções já existentes no mercado, em termos
técnicos, económicos, de sustentabilidade e de impacto visual. O desenvolvimento do projeto terá
por base um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas, contando com
a vasta experiência acumulada na indústria da pré-fabricação pela Mota-Engil, e a experiência e
conhecimento científico relativo ao desempenho acústico de diferentes soluções de mitigação da
UC, e ao comportamento global de sistemas ferroviários da UP. O projeto conta ainda com o apoio
de duas entidades gestoras de infraestruturas ferroviárias, a Metro do Porto e as Infraes Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Mota-Engil SGPS MOTAENGIL Portugal Empresa Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro
Universidade de Coimbra UCOIMBRA Portugal Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 204.621,96 EUR
Valor Financiado Aprovado: 153.153,97 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 51.467,99 EUR
Taxa de Financiamento: 75 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Ahmed Tarek Fathy Hamed ATFH Bolseiro 100 2021-03-26 2021-09-25
FEUP Bárbara Rangel Carvalho BRC Investigador 15 2018-10-01 2022-06-30
FEUP Diana Filipa Rocha Barbosa DFRB Bolseiro 100 2021-03-26 2021-09-25
FEUP João Miguel Lázaro dos Santos JMLS Bolseiro 2019-06-11 2019-10-31
FEUP Kleber de Almeida Gonçalves KAG Bolseiro 100 2021-03-26 2022-12-25
FEUP Manuel António de Matos Fernandes MMF Investigador 5 2018-10-01 2022-06-30
FEUP Pedro Miguel Barbosa Alves Costa PMBAC Investigador Responsável na UO 65 2018-10-01 2022-06-30
FEUP Rui Artur Bártolo Calçada RBC Investigador 15 2018-10-01 2022-06-30
FEUP Sandra da Conceição Barbosa Nunes SCBN Investigador 2018-10-01 2022-06-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 617672 Maria José Gomes Santos
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:36:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias