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Projeto/Contrato PS:POCI-01-0145-FEDER-031054

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 73315
 
Referência: POCI-01-0145-FEDER-031054
Nome Curto: SAFESUSPENSE
Título: Controlo de segurança e gestão de pontes suspensas de grande vão
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: P2020|COMPETE - Projetos em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-07-31
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2018-10-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-09-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-09-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 239.734,13 EUR
Detalhes
Resumo: As pontes suspensas de grande vão (PSGV), cuja construção foi iniciada na Europa nos anos 60, representam
infraestruturas de grande importância económica e social para as comunidades que servem, tanto a nível regional
como nacional. O envelhecimento destas estruturas, frequentemente acompanhado da deterioração precoce de
algumas componentes, a necessidade de adaptação decorrente de volumes de tráfego não antecipados, e as
exigências progressivas de uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, têm motivado investimentos
crescentes na manutenção, modernização e reforço destas estruturas. Tirando partido dos desenvolvimentos em
instrumentação, capacidade computacional e comunicação de dados, tornou-se possível, nas últimas décadas, a
implementação de programas de monitorização de PSGV tendo por objetivo caracterizar a sua condição estrutural.
O presente projeto enquadra-se nesta tendência, e pretende preencher a lacuna ainda existente entre a capacidade
de identificação automática de parâmetros estruturais e o conhecimento real da condição estrutural a partir destes
parâmetros, de modo a poder ser utilizado pelo Dono de Obra no programa de gestão destas estruturas. Tendo por
base os dados de uma PSGV já monitorizada com um sistema compreendendo mais de 200 sensores e, partindo de
um conjunto de cenários de dano envolvendo diferentes níveis de risco e importância, serão utilizadas metodologias
baseadas em inteligência artificial e em algoritmos de reconhecimento de padrões para, em complemento com
simulações numéricas, obter estimativas de dano em tempo real. Estas técnicas dirigem-se à caracterização
do dano nos cabos de suspensão, elementos críticos da estrutura, mas também aos pendurais e às barras da
estrutura metálica, suscetíveis à corrosão, à fadiga e aos efeitos decorrentes de acidentes rodo e ferroviários. Os
desenvolvimentos mais inovadores deste projeto, que constituem as suas principais metas, consistem em apoiar a
gestão de PSGV Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Resultados: 1- Desenvolvimento de modelos numéricos da ponte suspensa em estudo 2- Base de dados de cenários de dano simulados 3- Desenvolvimento e implementação de algoritmos para a extração de parâmetros de dano e espetros S-N 4- Desenvolvimento de software para a caracterização da condição estrutural em tempo real 5- Desenvolvimento de estratégias de decisão pós-acidente 6- Recomendações de apoio à gestão da condição estrutural
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente
Laboratório Nacional de Engenharia Civil LNEC Portugal Instituto de ID Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 133.959,27 EUR
Valor Financiado Aprovado: 133.959,27 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Álvaro Alberto de Matos Ferreira da Cunha AMC Investigador 20 10 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Carlos Manuel Ramos Moutinho CRM Investigador 20 20 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Elsa de Sá Caetano ESC Investigador Responsável na UO 40 60 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Fernando Jorge Dias Costa Bastos FJDCB Investigador 70 0 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães FMLM Investigador 20 10 2018-10-01 2022-09-30
FEUP João Manuel Coelho Rodrigues JMCR Investigador 2018-10-01 2022-09-30
FEUP Sérgio Bouça Pereira SBP Investigador 100 2022-02-14 2022-09-30
FEUP Zhen Sun ZS Investigador 100 2021-01-06 2022-09-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 618918 Ana Cláudia da Silva Valega Fonseca
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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