Resumo: |
As pontes suspensas de grande vão (PSGV), cuja construção foi iniciada na Europa nos anos 60, representam
infraestruturas de grande importância económica e social para as comunidades que servem, tanto a nível regional
como nacional. O envelhecimento destas estruturas, frequentemente acompanhado da deterioração precoce de
algumas componentes, a necessidade de adaptação decorrente de volumes de tráfego não antecipados, e as
exigências progressivas de uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, têm motivado investimentos
crescentes na manutenção, modernização e reforço destas estruturas. Tirando partido dos desenvolvimentos em
instrumentação, capacidade computacional e comunicação de dados, tornou-se possível, nas últimas décadas, a
implementação de programas de monitorização de PSGV tendo por objetivo caracterizar a sua condição estrutural.
O presente projeto enquadra-se nesta tendência, e pretende preencher a lacuna ainda existente entre a capacidade
de identificação automática de parâmetros estruturais e o conhecimento real da condição estrutural a partir destes
parâmetros, de modo a poder ser utilizado pelo Dono de Obra no programa de gestão destas estruturas. Tendo por
base os dados de uma PSGV já monitorizada com um sistema compreendendo mais de 200 sensores e, partindo de
um conjunto de cenários de dano envolvendo diferentes níveis de risco e importância, serão utilizadas metodologias
baseadas em inteligência artificial e em algoritmos de reconhecimento de padrões para, em complemento com
simulações numéricas, obter estimativas de dano em tempo real. Estas técnicas dirigem-se à caracterização
do dano nos cabos de suspensão, elementos críticos da estrutura, mas também aos pendurais e às barras da
estrutura metálica, suscetíveis à corrosão, à fadiga e aos efeitos decorrentes de acidentes rodo e ferroviários. Os
desenvolvimentos mais inovadores deste projeto, que constituem as suas principais metas, consistem em apoiar a
gestão de PSGV |
Resumo As pontes suspensas de grande vão (PSGV), cuja construção foi iniciada na Europa nos anos 60, representam
infraestruturas de grande importância económica e social para as comunidades que servem, tanto a nível regional
como nacional. O envelhecimento destas estruturas, frequentemente acompanhado da deterioração precoce de
algumas componentes, a necessidade de adaptação decorrente de volumes de tráfego não antecipados, e as
exigências progressivas de uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, têm motivado investimentos
crescentes na manutenção, modernização e reforço destas estruturas. Tirando partido dos desenvolvimentos em
instrumentação, capacidade computacional e comunicação de dados, tornou-se possível, nas últimas décadas, a
implementação de programas de monitorização de PSGV tendo por objetivo caracterizar a sua condição estrutural.
O presente projeto enquadra-se nesta tendência, e pretende preencher a lacuna ainda existente entre a capacidade
de identificação automática de parâmetros estruturais e o conhecimento real da condição estrutural a partir destes
parâmetros, de modo a poder ser utilizado pelo Dono de Obra no programa de gestão destas estruturas. Tendo por
base os dados de uma PSGV já monitorizada com um sistema compreendendo mais de 200 sensores e, partindo de
um conjunto de cenários de dano envolvendo diferentes níveis de risco e importância, serão utilizadas metodologias
baseadas em inteligência artificial e em algoritmos de reconhecimento de padrões para, em complemento com
simulações numéricas, obter estimativas de dano em tempo real. Estas técnicas dirigem-se à caracterização
do dano nos cabos de suspensão, elementos críticos da estrutura, mas também aos pendurais e às barras da
estrutura metálica, suscetíveis à corrosão, à fadiga e aos efeitos decorrentes de acidentes rodo e ferroviários. Os
desenvolvimentos mais inovadores deste projeto, que constituem as suas principais metas, consistem em apoiar a
gestão de PSGV (i) desenvolvendo metodologias de caracterização precisa de dano, (ii) aplicáveis em tempo real
e (iii) isentas de falsos alertas.
Para alcançar estes propósitos, constituiu-se uma equipa formada por investigadores da FEUP e do LNEC.
Estas instituições têm um longo historial de cooperação, e os investigadores envolvidos apresentam competências
complementares. A equipa da FEUP têm experiência no estudo de estruturas com cabos e um registo importante
na área da monitorização dinâmica de estruturas e deteção de dano. Os investigadores do LNEC, já envolvidos e
responsáveis na monitorização de uma PSGV, têm grande experiência na observação, monitorização e gestão de
estruturas, tendo desenvolvido competências na área da inteligência artificial e algoritmos de reconhecimento de
padrões. Um consultor internacional com grande experiência nesta área integra ainda a equipa de investigação.
Finalmente, destaca-se a colaboração garantida pelo Dono de Obra através de uma carta de apoio a esta candidatura. |