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Projeto/Contrato PS:OCEANERA/0004/2016

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 71207
 
Referência: OCEANERA/0004/2016
Nome Curto: SE@PORTS
Título: Energia Sustentável em Portos Marítimos
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: ERA-NET - European Research Area networks
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2017-06-08
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2017-01-16
Data de Conclusão Prevista: 2019-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2019-06-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 91.742,26 EUR
Detalhes
Resumo: O crescimento progressivo da actividade dos portos marítimos traz consigo muitos desafios, nomeadamente o aumento do consumo de energia e da poluição. A implementação de conversores de energia renovável nos portos marítimos, como os conversores de energia das ondas (WEC), permite preparar estas importantes infra-estruturas para o futuro, assegurando desenvolvimentos sustentáveis e amigos do ambiente.
Os quebra-mares portuários são estruturas concebidas para resistir à acção das ondas e para promover a dissipação da energia das ondas à entrada do porto, permitindo a criação de condições abrigadas para as actividades portuárias. Devido à sua habitual elevada exposição às ondas oceânicas, estas estruturas têm um elevado potencial para a implementação dos CME. Esta nova abordagem melhora a relação custo-eficácia dos quebra-mares. A maioria das aplicações baseiam-se na coluna de água oscilante (Ilha do Pico, PT, e Mutriku, SP, aproximando-se do TRL8) ou no princípio da sobreposição (por exemplo, SSG no TRL3/4 ou abaixo). Contudo, nenhum destes dispositivos está instalado ou foi concebido para ser integrado num quebra-mar de um grande porto. De facto, o principal objectivo dos dispositivos já instalados era validar a sua implementação em condições realistas e, por essa razão, falta-lhes uma concepção integrada e com múltiplas finalidades, destinada a maximizar a eficiência tecnológica, a produção de energia e a fiabilidade a longo prazo, reduzindo simultaneamente os impactos visuais e os custos globais de construção. Além disso, não exploram a possibilidade de combinar diferentes tecnologias para aproveitar a energia das ondas.
A integração de conceitos de elevado potencial, já comprovado de sobreposição (TRL3) em quebra-mares de grandes portos será estudada através de modelação física e numérica, utilizando modelos "onda-a-fio". A fim de melhorar o desempenho global do sistema, serão analisados sistemas híbridos que combinem o galgamento com outros princípios de tra Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

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Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Tomás Cabral (Autor) (FEUP); Daniel Clemente (Autor) (FEUP); Paulo Rosa Santos (Autor) (FEUP); Francisco Taveira Pinto (Autor) (FEUP); Tiago Morais (Autor) (Outra); Filipe Belga (Autor) (Outra); Henrique Cestaro (Autor) (Outra)
2020
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial INEGI Portugal Instituição sem fins lucrativos Proponente
Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. APDL Portugal Empresa Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Francisco Taveira Pinto 225081966 fpinto@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 91.742,26 EUR
Valor Financiado Aprovado: 91.742,26 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Daniel Rúben da Silva Pinto Clemente DRSPC Bolseiro 100 2017-09-15 2018-09-14
FEUP Francisco de Almeida Taveira Pinto FTP Investigador Responsável na UO 30 50 2017-01-16 2019-01-15
FEUP Paulo Jorge Rosa Santos PJRS Investigador 30 50
FEUP Tomás Barreira Calheiros Barbosa Cabral TBCBC Bolseiro 100 2018-09-24 2019-06-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 423364 Maria Isabel Esteves Peres 220413579
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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