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Projeto/Contrato PS:MAPFRE/2017

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Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 71117
 
Referência: MAPFRE/2017
Nome Curto: SIESTA
Título: Potenciar a segurança com base nos dados em tempo real de alerta de sonolência ao condutor
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Auxílios à pesquisa Ignacio H. de Larramendi
Instituição Financiadora: FUNDACIÓN MAPFRE
Data de Contrato de Financiamento: 2017-02-21
Calendarização
Data de Início Previsto: 2017-02-21
Data de Início Efetivo: 2017-02-21
Data de Conclusão Prevista: 2018-02-20
Data de Conclusão Efetiva: 2018-02-20
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 19.250,00 EUR
Detalhes
Resumo: Objetivos/Atividades: Os efeitos da sonolência e distração durante a condução contribuem fortemente para a ocorrência de acidentes rodoviários. Em resposta aos riscos evidentes, a indústria tem investido no desenvolvimento de tecnologia que monitoriza o condutor de forma a mitigar o risco. É o caso da tecnologia desenvolvida pela empresa start-up Healthy Road - Biometric Systems, Lda©. O sistema desenvolvido por esta empresa baseia-se na monitorização biométrica do condutor a partir da qual identifica eventos de sonolência e distração. Da utilização deste sistema foi obtido um conjunto elevado de dados em tempo real com potencial de ser estudado de forma a identificar fatores de risco relativamente aos fenómenos da sonolência e distração. Neste contexto, o projeto SIESTA teve como objetivo a análise dos dados recolhidos pelo sistema HD de forma a identificar padrões de risco associados aos condutores e às viagens. O projeto inclui três tarefas principais: T1 Tratamento e análise de dados; T2 Identificação de padrões de viagem e condutores; T3 Relatório final e artigos científicos.

Resultados/Impacto: Através da utilização de distintas técnicas de análise estatística, os dois objetivos principais do projeto foram atingidos - identificação e análise de fatores de risco para a sonolência e distração. Os resultados sugerem que com o aumento do tempo contínuo de condução dos condutores profissionais, o número de alertas de distração e sonolência aumentam, tal como esperado. Se o condutor profissional parar durante a viagem, o número de alertas de qualquer tipo diminui. O tempo dessa paragem durante a viagem também afeta o número de alertas. A análise dos dados dos condutores não profissionais aponta para a mesma tendência nos resultados embora com algumas diferenças. A análise de clustering identificou três perfis de condutores que se distinguem quanto à viagem e alertas. Os resultados do projeto foram comparados com outros estudos sempre que possível. O pro Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Relatório Técnico
Sara Ferreira (Autor) (FEUP); António Fidalgo Couto (Autor) (FEUP); José Pedro Tavares (Autor) (FEUP); Zafeiris Kokkinogenis (Autor) (FEUP)
2017
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 19.250,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António José Fidalgo do Couto AFC 10 40
FEUP José Pedro Maia Pimentel Tavares JPT 10 10
FEUP Sara Maria Pinho Ferreira SPF Investigador Responsável na UO 15 50

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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