Jubilação Prof. Eugénio de Oliveira

Mapa das Instalações

Clube de Leitura: ''Memórias da Rússia''

16 de maio | 12h45 | Sala de Atos | FEUP

No dia 16 de maio, pelas 12h45, na Sala de Atos da FEUP (Edifício A), terá lugar mais uma sessão do Clube de Leitura, para a qual a Biblioteca da FEUP convidou José Milhazes, jornalista, historiador e tradutor.

A presença de José Milhazes nos meios de comunicação portugueses, como a TSF, o jornal Público ou a SIC, revelou-nos um analista atento e informado sobre as alterações políticas na Rússia desde o período de transição que se seguiu ao fim da União Soviética até aos dias de hoje.

Na próxima sessão do Clube de Leitura, José Milhazes promete-nos uma viagem no tempo, analisando o processo de transformação do quadro geopolítico, económico, social da União Soviética/Rússia, que o próprio acompanhou de perto durante os 38 anos que viveu em Moscovo.

A dimensão cultural e literária do pensamento russo será também um dos temas abordados na sessão, tendo por base a mais recente obra de José Milhazes dedicada aos grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico daquele país.

A sessão será moderada pelo Professor João Falcão e Cunha (Diretor da FEUP).

Sobre o orador:

José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim onde terminou os estudos secundários no Liceu Eça de Queirós. Em 1977, partiu para a União Soviética, onde concluiu o curso História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo em 1983. José Milhazes ficou a residir na URSS, constituindo família e dedicando-se à tradução de obras literárias, políticas e de filmes de ficção de russo para português. Em 1989, escreveu a primeira crónica para a TSF e, com o lançamento do Jornal Público, tornou-se correspondente de Portugal em Moscovo. Em 2002, começou a colaborar com a estação televisiva SIC.

A paixão pela História leva-o a realizar trabalhos de investigação nos arquivos soviéticos para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa e Fundação Mário Soares, aprofundando o estudo dos laços entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética.

Em 2008, defende a tese de doutoramento “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, trabalho académico aprovado por unanimidade.

Conheça as sugestões de leitura que se encontram à sua espera no escaparate do Piso 0 da Biblioteca.

A entrada é livre e a sessão decorrerá em português.

Para mais informações, contacte agora@fe.up.pt

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-09-21 às 01:50:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais