Você está em: Início > Notícias > U.Porto garante primeira medalha nos Jogos Europeus Universitários 2024

U.Porto garante primeira medalha nos Jogos Europeus Universitários 2024

A estudante-atleta Maria Cardoso está apurada para a final da competição de Karaté, em Kata Individual Feminino. Combate decisivo terá lugar a 18 de julho.

imagem

O grande destaque da primeira semana de Jogos Europeus Universitários 2024, onde a Universidade do Porto está presente em diversas modalidades, vai para o Karaté. Esta terça-feira ficou marcada pela prestação de Maria Cardoso, estudante do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) que, ao apurar-se para a final de Kata Individual Feminino, garantiu desde já a primeira medalha para a Universidade na competição.

A estudante do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária somou por vitórias todos os combates realizados no primeiro dia da competição. O combate decisivo terá lugar esta quinta-feira, dia 18 de julho, e vai opor a atleta da U.Porto à também portuguesa Natacha Fernandes, da Universidade de Lisboa.

Para além de Maria Cardoso, a competição de Kata Individual Feminino, contou também com a participação de mais estudantes-atletas da U.Porto. Telma Silva (FEP) ficou classificada em 5.º lugar, ao passo que Bárbara Ribeiro (FLUP) cedeu logo na primeira ronda, frente a uma estudante-atleta da Gazi University (Turquia).

Pedro Carvalho (FADEUP) esteve presente no setor masculino de Kata Individual, tendo ultrapassado a primeira e a segunda rondas, contra atletas da University Politechnica of Bucharest (Roménia) e da Technological University of Dublin (Irlanda). A participação terminou com uma derrota às mãos de um atleta da University of Parma (Itália).

Esta quarta-feira, dia 17 de julho, a equipa de Karaté da U.Porto entrará em ação nas provas de Kata (Equipas) e Kumite.

Três dias de desafios intensos no Xadrez

No Xadrez, a participação da U.Porto arrancou de forma promissora, com José Francisco Veiga e Rodrigo Ribeiro, ambos estudantes-atletas da Faculdade de Engenharia (FEUP) a vencerem as três primeiras rondas do torneio de semirrápidas, contra as Universidades de Miskolk e de Obuda (Hungria) e contra a SKEMA Business School (França).

No segundo dia de provas, a equipa da U.Porto empatou as duas rondas, contra a Vilnius University  (Lituânia) e contra a Ozyegin University (Turquia), e perdeu o confronto contra a Azerbaijan Sport Academy (Azerbaijão), fechando a competição no sexto lugar.

Ao terceiro dia, a equipa de Xadrez enfrentou um dia intenso de nove rondas, nas provas Rápidas, conquistando o 12.º lugar da competição.

Atletas de Kickboxing e Judo deram o seu melhor

No Kickboxing, Pedro Marques (FEUP) destacou-se ao apurar-se para os quartos de final na categoria de -63kg, após uma vitória contra um estudante-atleta da Sheffield Hallam University (Reino Unido). O estudante-atleta acabou eliminado nesta fase, no combate contra a Ludovika University of Public Service (Hungria).

Por sua vez, João Sousa (FEUP), que combateu nos -67kg, não conseguiu ultrapassar o primeiro combate, contra a Bursa Uludag University.

Já no JudoIracema Manarte (FEUP) cedeu no primeiro confronto na categoria -52kg, contra a University of Orléans (França), acabando por ser eliminada da competição. O mesmo aconteceu a Miguel Rato (FEUP) na categoria dos -90kg, após perder o combate diante de outro atleta francês, da Université Grenoble Alpes.

Participação honrosa nas modalidades coletivas

Já nas modalidades coletivas, a equipa de Voleibol Feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFMUP) – que alinhou em representação da U.Porto – iniciou a sua participação com uma vitória no primeiro jogo da fase de grupos, diante da Charles University (Chéquia), seguida de uma derrota frente às alemãs da German Sport University Cologne.

As duas vitórias frente à University of Twente (Países Baixos) e à Józef Piłsudski University of Physical Education in Warsaw (Polónia) garantiram o acesso ao jogo de disputa do 9.º e 10.º lugares, onde a equipa comandada por Diogo Francisco acabou derrotada pelas francesas da University of Rennes.

O primeiro confronto no Basquetebol 3×3 feminino colocou frente a frente a U.Porto e a Hungarian University of Sports Science (Hungria), tendo esta última saído vitoriosa.

Nos restantes dias de competição, a U.Porto registou uma derrota, frente à Polytechnic University of Bucharest (Roménia), e duas vitórias nos confrontos contra a Charles University (Chéquia) e a University of Split (Croácia), que valeram a passagem aos oitavos de final. A participação da equipa orientada por Norberto Pinto terminou nesta fase, após a derrota diante  da University of Goettingen (Alemanha).

A participação da U.Porto nos Jogos Europeus Universitários 2024 prossegue ao longo desta semana, nas modalidades de Ténis de MesaTaekwondo e Voleibol de Praia.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 07:36:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias