Você está em: Início > Notícias > Os Caminhos da Mentoria U.Porto estiveram em debate na FEUP

Os ''Caminhos da Mentoria U.Porto'' estiveram em debate na FEUP

As III Jornadas da Mentoria U.Porto proporcionaram uma tarde de partilha e convívio na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

imagem

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu, no passado dia 25 de junho as III Jornadas da Mentoria U.Porto“Caminhos da Mentoria U.Porto: 5 anos de liberdade, solidariedade e compromisso” foi o mote do evento que juntou inúmeros mentores, mentorados, docentes e técnicos da Universidade, assim como, de participantes de outras instituições de Ensino Superior em Portugal, para uma tarde de partilha e convívio.

O evento iniciou-se com uma sessão moderada por Teresa Duarte, docente da FEUP e membro da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto(CCP), com as intervenções de Ana Paula Rocha, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP e  de Elisabete Ferreira, docente da FPCEUP e membro da  Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto (CCP).

Seguiram-se momentos de debate e discussão entre todos os participantes, organizados em dois painéis distintos. O primeiro painel afirmou-se como um momento de balanço dos cinco anos de Mentoria U.Porto, atendendo às suas dinâmicas, modos de funcionamento e relações interpessoais. Já o segundo painel centrou-se nos desafios atuais e futuros da Mentoria.

As sínteses das diferentes sessões foram apresentados sumariamente, pelos  representantes de cada sala, no corredor central da FEUP, junto da Exposição “Caminhos da Mentoria U.Porto”, que se encontra em exibição na FEUP até ao final de julho.

A fechar o evento, Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto, deu conta de um balanço geral destes cinco anos de Mentoria U.Porto e dos desafios que se lhe colocam, reforçando o papel do Programa na promoção do sucesso académico, na prevenção do abandono escolar e na garantia de um espaço de liberdade, relações solidárias, horizontais e democráticas entre estudantes e docentes da U.Porto.

A sessão de encerramento das Jornadas contou ainda com as intervenções de Eunice Amorim, mentora da FEUP e membro da Comissão Transversal de Mentores, de Rui Calçada, Diretor da FEUP e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

Na sua intervenção, o Reitor da U.Porto agradeceu o contributo de todos os estudantes, docentes e técnicos que têm contribuído para o sucesso da Mentoria U.Porto ao longo destes últimos cinco anos, realçando que o “Programa Transversal de Mentoria Interpares tem sido uma peça fundamental na estratégia de acolhimento e integração dos novos estudantes da Universidade do Porto, e que se trata de um projeto que vai muito além da simples organização académica – é um compromisso da universidade em criar um ambiente universitário inclusivo, solidário e enriquecedor”.

António de Sousa Pereira acrescentou, ainda, que a “Mentoria tem-se revelado crucial na promoção de sucesso académico, na prevenção do abandono escolar e no desenvolvimento de competências transversais, elementos essenciais para a formação integral dos novos estudantes” e que “a Mentoria é mais do que um Programa, é um reflexo dos valores que queremos perpetuar na nossa universidade”.

Depois de uma tarde repleta de contributos importantes para a valorização e crescimento do Programa, as III Jornadas da Mentoria U.Porto finalizaram com um momento de convívio, que contou com um bolo de celebração dos cinco anos da Mentoria U.Porto, estando eternizado numa grande foto de grupo.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 07:25:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias