A Azitek, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de concluir uma nova ronda de angariação de capital, numa operação liderada pela Beta Capital, em coinvestimento com a Portugal Ventures (Investidor Inicial) e a Cedrus Capital, num valor total de 750 mil euros. A Azitek ultrapassa, assim, 1 milhão de euros angariados em rondas de investimento, reforçando a sua capacidade de expansão e inovação no sector de tecnologia IoT, especialmente na digitalização de ativos em ambientes industriais.
O capital obtido será determinante não só para consolidar a inovação e robustez das soluções, mas igualmente permitir o crescimento da equipa, expandir a presença no mercado espanhol e explorar outros mercados europeus, solidificando a inovação tecnológica para a logística e manufatura inteligente.
“Estamos muito satisfeitos com o encerramento desta ronda, que nos vai permitir reforçar a equipa, acelerar a entrada em novos mercados e continuar a desenvolver a nossa tecnologia diferenciadora.”, afirma José Valente, CEO da Azitek e alumnus da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).
A obtenção do reconhecimento de idoneidade, em matéria de I&D, por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação, e a concretização desta ronda vão permitir que a Azitek acelere o desenvolvimento da tecnologia com ampla aplicação no rastreamento de ativos, utilizando sistemas IoT. A solução é especialmente adaptada para otimizar a gestão de ativos e automatizar processos logísticos em diversos sectores industriais, contando com clientes em Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Roberto Branco, CEO da Beta Capital, destaca que “as soluções da Azitek dão resposta a vários desafios da indústria, nomeadamente na monitorização e otimização logística com informação em tempo real. Estamos entusiasmados com o roadmap de desenvolvimento dos seus produtos, no sentido de aumentar a proposta de valor para os seus clientes, e com a sua implementação a nível global.”
Já para Pedro de Mello Breyner, Vogal do Conselho de Administração da Portugal Ventures, esta nova ronda levantada pela startup da UPTEC vem reforçar o primeiro investimento efetuado em 2019 e a sua comercialização no mercado global.
“Com esta nova ronda de capital, a Azitek está, agora, preparada para consolidar a robustez das suas soluções tecnológicas, aumentar a equipa, cimentar a sua posição no mercado espanhol e explorar a presença em outros mercados europeus. São objetivos muito ambiciosos para esta nova fase e estamos convictos que a equipa da Azitek terá a capacidade de os cumprir com sucesso”.
Por sua vez, a Cedrus Capital acredita que o futuro da indústria passa pela digitalização, conectividade e aplicação de soluções de IA aos processos de produção e a toda a cadeia logística. “A Azitek é uma aposta nesta área, com elevado potencial de crescimento assente numa equipa altamente qualificada, numa tecnologia inovadora e numa base de clientes sofisticados, tecnologicamente inovadores e líderes no panorama da indústria nacional”.
Em 2023, e depois de vencer uma iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing, a Azitek foi escolhida pela Ford Motor Company para implementar um sistema de rastreamento de ativos na maior fábrica europeia da construtora automóvel americana, que permitiu resolver o problema da execução de inventário manual, processo que é propenso a erros, e que leva a uma perda anual de 7% das caixas utilizadas.
Para além da Ford Motor Company, a Azitek aplica a sua tecnologia na gestão de resíduos da cidade do Porto, através da Porto Ambiente, e oferece soluções para a indústria na área da automatização de processos, tendo como clientes a Bosch, a BorgWarner, a Gestamp, entre outros.