O Hotel Pestana Douro Riverside, recebeu, esta segunda-feira, 17 de junho, a Gala do Desporto da Federação Académica do Porto (FAP) 2024. Para além do reconhecimento dos estudantes atletas que competiram nos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), o evento ficou marcado pela assinatura do protocolo para a organização do Campeonato Europeu Universitário de Futebol 2027.
A Gala do Desporto contou com a entrega de 31 prémios individuais e coletivos, dois duas quais a elementos da equipa de Andebol feminino da U.Porto. Patrícia Resende, estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), levou para casa o galardão de Melhor Marcadora, em resultado dos 24 golos marcados nos CAP. Já Filipa Costa, estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), foi eleita a Melhor Atleta do ano.
Entre os premiados deste ano destacam-se também vários estudantes das diferentes equipas das Associações de Estudantes da U.Porto.
José Novo (AEFCUP) levou para a casa o prémio de Melhor Marcador no CAP de Andebol. Já no Basquetebol, foram quatro os prémios entregues a estudantes da U.Porto: Melhor Marcadora e Melhor Atleta Feminina, ambos atribuídos a Isabel Berenguer (AEICBAS) ; o de Melhor Marcador, a Simão Certo (AEFADEUP); e o de Melhor Atleta Masculino, a Eduardo Bastos (AEFEUP).
Tomás Brito (AEFEUP) foi considerado o Melhor Atleta Masculino de Futebol. No Futsal, Mariana Ferreira (AEFMUP) garantiu os prémios de Melhor Marcadora e de Melhor Atleta Feminina. Inês Pato (AEFMUP) levou por sua vez galardão de Melhor Atleta Feminina de Voleibol.
A equipa de Voleibol da AEFMUP venceu na categoria de Melhor Equipa Feminina, ao passo que a equipa de Andebol da FADEUP venceu o prémio de Equipa +Academia. Miguel Ferreira (AEFEUP) e Marisa Cunha (AEICBAS) conquistaram os prémios de Melhor Treinador de Basquetebol e de Melhor Treinador de Voleibol, respetivamente.
Nota final para os três prémios conquistados na categoria ESPORTS: Melhor Performance Counter-Strike 2 para Diogo Mancilha (AEFEUP); Melhor Performance Valorant para Leonardo Alzamora (AEFCUP); e Melhor Performance Futebol Virtual para Gonçalo Pinto (AEFMUP)
Um dos pontos altos desta cerimónia foi a assinatura do protocolo da organização do Campeonato Europeu Universitário de Futebol 2027, competição que chega ao Porto na sequência da vitória da candidatura submetida pela FAP, pela U.Porto e pelo Instituto Politécnico do Porto, com o suporte da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
“Este Europeu é uma aposta da U.Porto. Acreditamos que a organização de eventos desportivos desta dimensão, que permitem o envolvimento da comunidade académica e da cidade, contribuem para o crescimento do desporto universitário e aumento da prática desportiva na nossa instituição.”, revela a Joana Carvalho, Vice-Reitora para a Responsabilidade Social, Relações Internacionais e Desporto da U.Porto.
A U.Porto, como instituição organizadora e juntamente com as restantes instituições envolvidas, comprometeu-se a garantir a organização de um campeonato de qualidade, ou não fosse já uma referência no que diz respeito a organizações internacionais de desporto universitário. Entre Campeonatos Europeus e Mundiais Universitário, esta será a sexta organização internacional desportiva em que a U.Porto está envolvida.