Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Convite | Exibição do documentário Carne: A Pegada Insustentável + Conversa com o público

Notícias

Convite | Exibição do documentário ''Carne: A Pegada Insustentável'' + Conversa com o público

14 de maio | 17h00 | Sala B032 | FEUP

Cartaz

“Carne: a pegada insustentável” chega à FEUP no dia 14 de maio (17:00, B032), depois de passar por vários festivais internacionais e pelo Fantasporto, que pela sua “qualidade e impacto” considerou mesmo “necessária” a sua projeção.

Este é o primeiro documentário português a abordar a urgência de uma mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma dieta de origem vegetal em detrimento de uma assente em proteína animal. O eurodeputado independente Francisco Guerreiro, do Grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia, juntou-se ao realizador Hugo de Almeida para criar uma longa metragem filmada em Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica, baseada em mais de 20 entrevistas a especialistas nacionais e internacionais e a pessoas que adotaram uma alimentação plant-based. Entre os entrevistados encontram-se George Monbiot, biólogo e escritor para o “The Guardian”, o professor Gabriel Mateus e os fundadores do santuário animal Quinta das Águias, Ivone e Joep Ingen Housz.

Ao longo do documentário "desconstroem-se vários mitos e transforma-se o negativo em algo positivo", dando exemplos de comunidades, projetos e negócios relacionados com a redução do consumo de carne, com sucesso. O realizador conseguiu "descomplicar um tema bastante estrutural, profundo, complexo, com muitas variações" oferecendo-nos uma narrativa próxima, “evitando aquela tendência de julgamento moral que existem em certos documentários" e incentivando a uma participação mais ativa por parte da sociedade civil, explica Francisco Guerreiro.

Após a visualização do documentário haverá uma conversa moderada pela Prof. Belmira Neto (Docente da FEUP/Investigadora LEPABE) com Hugo de Almeida (Realizador), Francisco Guerreiro (Produtor), Ivone e Joep Ingen Housz (Fundadores do Santuário Quinta das Águias), Martinha Costa (Fundadora da Yogan Creamery/Alumna MIEIG) e Prof. Susana Soares (Docente da FCUP/Investigadora LAQV-REQUIMTE).

A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória por motivos logísticos.

Reserve o seu lugar aqui: https://forms.gle/BW88qRsRG2P9i8nr8

Esta é uma iniciativa conjunta do Comissariado Social e do Comissariado para a Sustentabilidade, da FEUP.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-21 às 03:01:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias