Notícias
Investigador da FEUP vence prémio
Menção Honrosa para projecto "NAVMETRO"
Promover o desenvolvimento de estudos relacionados com a deficiência que contribuam para a dignidade, participação e autonomia das pessoas com deficiência e combater a sua discriminação é o principal objectivo do Prémio Maria Cândida da Cunha, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.
João Moutinho, investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação "Sistema de Apoio Acústico à Navegação Pessoal", coordenada pelo professor Diamantino Freitas. O trabalho submetido a concurso evoca, de uma forma mais específica, os resultados da investigação realizados em parceria com a ACAPO. Intitulado "Sistema de Apoio Acústico à Navegação Pessoal de Pessoas com Deficiências da Visão", o trabalho premiado aborda de forma inovadora a capacidade humana de localizar espacialmente fontes sonoras em pessoas cegas e não cegas e relata os resultados de uma aplicação prática concreta e já funcional.
De facto, o trabalho realizado, para além de incluir uma aprofundada análise à audição humana e a todos os mecanismos a ela associados, descreve várias experiências realizadas com pessoas cegas e não cegas e reporta os resultados da aplicação deste trabalho de investigação num sistema inovador designado "NAVMETRO®", que visa promover a igualdade de direitos à informação e movimentação a pessoas com deficiências ao nível da visão para a utilização da rede de Metro do Porto.
De salientar que este sistema resulta de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia, a Metro do Porto e a ACAPO, e os resultados do seu funcionamento têm sido muito positivos. Num futuro próximo irá alargar-se este sistema de navegação a todas as estações subterrâneas do Metro do Porto, sendo também de esperar a sua implementação noutros meios de transporte bem como noutros locais públicos.