A Universidade de Ciência e Tecnologia da China e a Universidade de Beihang distinguiram José Correia, Investigador e Docente Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pelas “suas importantes contribuições científicas” nas áreas da fadiga, fratura e integridade estrutural.
As duas instituições de ensino superior chinesas validaram a excelência do trabalho realizado pelo docente da FEUP, tendo por base artigos científicos que o mesmo realizou sobre a resistência à fadiga de componentes estruturais e mecânicos. Este trabalho insere-se no âmbito de um grupo de investigação, do qual fazem parte os também professores da FEUP Abílio de Jesus e Rui Calçada, investigadores doutorados de centros I&D da FEUP, e ainda alguns estudantes de Doutoramento e Mestrado da Faculdade de Engenharia.
Não é a primeira vez que José Correia recebe distinções no âmbito do seu percurso de investigação. Anteriormente, foi distinguido pela Universidade de Ciências e Tecnologia de Wroclaw (Polónia) nas mesmas áreas científicas.
Em 2017, o trabalho agora reconhecido na China valeu também a José Correia a nomeação pela comunidade científica internacional para Presidente da Comissão Técnica Europeia TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais da ESIS.
Natural de Peso da Régua, José Correia acumula a sua atividade de docência na FEUP com a atividade de investigação no Instituto de I&D de Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia e no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Em paralelo, leciona também na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, bem como, no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda).
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::