Você está em: Início > Notícias > Apresentação do Livro Carvão de Aço de Adriano Miranda

Apresentação do Livro ''Carvão de Aço'' de Adriano Miranda

7 de maio de 2018 | 12h30 | Biblioteca | FEUP

… Os mineiros do Pejão ensinaram-me os valores da dignidade e da luta. Os valores do Trabalho. Foi assim que me fiz. Com eles …”

“…Tenho muito pouco orgulho nos trabalhos que faço, mas neste, sim, tenho muito orgulho … Uma homenagem àqueles homens …”

Adriano Carvalho

O Departamento de Engenharia de Minas e a Biblioteca da FEUP promovem, no dia 7 de maio, pelas 12h30h, uma apresentação do Livro “Carvão de Aço” do fotojornalista Adriano Miranda.

Em 1992, Adriano Miranda era estudante no curso de Fotografia na AR.CO em Lisboa. Entre muitos projetos académicos, Adriano entregou-se de alma e coração a recolher imagens nas Minas do Pejão em Castelo de Paiva, projeto que que se prolongou até 1994, o ano do encerramento do complexo mineiro.Passados 25 anos e de uma forma surpreendente, os milhares de negativos a preto e branco voltaram a ver a luz do dia dando origem ao “Carvão de Aço”, um memorial aos homens e mulheres que trabalharam nas minas de carvão do Pejão.

Esta apresentação, que terá lugar na Biblioteca da FEUP e será seguida da inauguração de uma Exposição Temporária de Fotografias do Livro, em grande formato, no Edifício F (Minas e Metalurgia), pretende ser mais uma oportunidade para dar voz à Comunidade Mineira do Pejão e perpetuar a memória de uma atividade que envolveu tantos Mineiros e por muito tempo ao serviço da sociedade. O evento contará com a presença de Mineiros do Pejão, hoje organizados em diversas Associações Locais. Meramente para fins logísticos, solicitamos que se inscreva neste evento através deste link.

“Ao folhear viajamos no negro, no escuro. Mesmo as pequenas notas pessoais que introduz, estão a cinza, para não perturbar o ambiente de escuridão da mina, do livro. Há apenas uns pontos de luz, dos capacetes, particularmente quando se está no fundo… E esses pontos de luz iluminam mais qualquer coisa em redor. Há esforços e sorrisos. Há trabalho e dignidade. Há Homens. “

Fascínio da Fotografia: Adriano Miranda, Carvão de Aço, 2017

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 09:10:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias