orquestra

Mapa das Instalações

Clube de Leitura da FEUP recebe Jorge Calado

Dia 14 de fevereiro, às 12h45, no auditório do INEGI/IDMEC

O Clube de Leitura regressa à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no próximo dia 14 de fevereiro, às 12h45, no auditório do INEGI/IDMEC. O convidado da sessão será Jorge Calado, autor de Haja Luz! - Uma História da Química Através de Tudo, uma obra que percorre vários momentos da História da Química ao mesmo tempo que estabelece cruzamentos entre os discursos científicos e artísticos.

Considerado pela crítica um dos melhores livros portugueses de ciência dos últimos anos, Haja Luz! reflete a paixão do autor pela abordagem cultural da ciência, condicionada pela História e seu contexto. A apresentação do autor e a moderação da sessão vão ser feitas por Joaquim Faria, docente do Departamento de Engenharia Química da FEUP.

Jorge Calado tem desenvolvido carreiras paralelas nas ciências e nas artes. Licenciou-se em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorou-se em química pela Universidade de Oxford. Professor catedrático (aposentado) de química-física do Instituto Superior Técnico e membro do Centro de Química Estrutural (IST), foi também professor catedrático-adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell, NY. Publicou mais de 170 artigos em revistas científicas internacionais sobre termodinâmica de líquidos moleculares e energética das apatites, e gerou mais de 60 doutoramentos (direitos e secundários).

Foi o primeiro químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química. Membro de várias comissões científicas internacionais (no âmbito da IUPAC, Conselho da Europa, OTAN, INTAS e UE), foi também membro da Junta de Diretores e diretor executivo da Comissão Cultural Luso-Americana (administradora do Programa Fulbright-Hays). É sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa desde 1988. Muito interessado nas relações entre as ciências e as artes, regeu cursos como "A Arte da Ciência", "Estudos de Ciência: Arte, Técnica e Sociedade", "Os Limites da Ciência" em Cornell e no IST.

Autor do capítulo sobre Ciência na História da Fundação Calouste Gulbenkian (2006). É crítico cultural do semanário Expresso e contribuiu para o Times Literary Supplement (história e filosofia das ciências), Opera News e Opera Now. Criou e dirigiu os primeiros cursos de pós-graduação em Administração das Artes (no Instituto Nacional de Administração), e fundou a IST Press. A pedido do Ministério da Cultura, criou a Coleção Nacional de Fotografia (hoje no CPF, Porto). Comissariou e produziu catálogos para mais de vinte exposições de fotografia em Portugal e no estrangeiro, entre as quais À Prova de Água (EXPO'98) e INGenuidades (50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian), que também foi vista em Bruxelas.

Para mais informações: agora@fe.up.pt

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2014 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-04-18 às 09:01:53