Notícias
Estudante da FEUP vence prémio na área da robótica submarina
Prémio foi entregue em outubro, nos EUA
Bruno Ferreira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, foi recentemente distinguido com o segundo prémio numa competição de posters que decorreu durante a conferência "Oceans 2012 MTS/IEEE", de 14 e 19 de outubro, na Virgínia (EUA).
O poster "Towards cooperative localization of an acoustic pinger" aborda o estudo sobre a localização de uma fonte sonora (um "pinger"), através da distribuição de um conjunto de sensores no espaço à volta da mesma. "Conhecendo os tempos de receção do ping (sinal acústico de curta duração) em cada um dos sensores (hidrofones) e a velocidade de propagação do som no meio, é possível estimar a posição do pinger", explica Bruno Ferreira. Neste projeto também é estudada a possibilidade de transportar os sensores (hidrofones) em plataformas robóticas (ASVs - veículos de superfície autónomos - e AUVs - veículos submarinos autónomos), permitindo obter posicionamentos ótimos.
"Na robótica submarina, existem muitas restrições nas comunicações sem-fios e na localização (estimação da posição) dado que muito dificilmente se podem usar ondas eletromagnéticas. Desta forma, o uso de comunicações via ondas rádio ou o uso de GPS debaixo de água são extremamente limitados. Este trabalho tem uma aplicação direta neste contexto para localização de veículos ou outros objetos submersos. Levando a ideia mais longe, e com a ajuda de equipamento auxiliar em coletes salva-vida, poder-se-ia usar na busca e salvamento de náufragos, por exemplo", destaca Bruno Ferreira.
Entre as mais-valias do projeto, o investigador aponta o facto de explorar o conceito de localização dinâmica usando várias plataformas robóticas que cooperam para garantir uma boa estimação da posição de um alvo.
A distinção recebida nos Estados Unidos corresponde a um certificado e a um valor monetário de 300 USD (cerca de 240 euros), representando para o estudante da FEUP um "marco importante" no seu percurso académico.
A conferência internacional Oceans é considerada uma das mais prestigiadas na área da Engenharia Oceânica e da Tecnologia Marinha, reunindo todos os anos cientistas e engenheiros para discutirem os últimos avanços e investigações nesta área. O
grupo de robótica aquática da FEUP/INESC TEC também marcou presença neste evento, com a apresentação de quatro trabalhos, alguns deles realizados em parceria com investigadores estrangeiros que visitaram a FEUP e o INESC TEC durante este ano.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail:
noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no
site dos SICC.