Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Você está em: Início > Maria Antónia Carravilla
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Maria Antónia Carravilla

Fotografia de Maria Antónia da Silva Lopes e Carravilla
Nome: Maria Antónia da Silva Lopes e Carravilla Ligação à página pessoal de Maria Antónia da Silva Lopes e Carravilla
Sigla: MAC
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-000-AK6
http://orcid.org/0000-0002-9245-2674
Email Institucional: mac@fe.up.pt
Telefone: 22 508 1517
Voip: 3240
Extensão Telefónica: 3240
Salas: I212

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Senado 2017-07-19
Vice-presidente do Conselho de Representantes 2017-05-19
Membro do Conselho de Representantes 2017-04-03
Membro do Conselho Científico 2019-03-04
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2018-11-19
Diretor de Programa Doutoral Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28
Presidente da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28

Apresentação Pessoal

MARIA ANTÓNIA DA SILVA LOPES E CARRAVILLA é Professora Associada e Directora do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Investigadora Principal no Centro de Engenharia e Gestão Industrial do INESC TEC.

 

É também docente na Porto Business School da Universidade do Porto, nos programas de MBA e MBA Executivo e foi, durante vários anos, Professora Visitante da Universidade de São Paulo (USP).

 

Na FEUP, é também Vice-Presidente do Conselho de Regentes, Membro do Conselho Científico e membro do Conselho de Departamento do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, e é membro do Conselho Científico do INESC TEC e do Conselho Académico da Escola de Negócios do Porto. É também membro da Direcção da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional), na qualidade de Tesoureira.

 

Maria Antónia completou na FEUP a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial em 2010 com uma aula de Programação por Restrições para resolução de Problemas de Nesting, o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1996, com uma tese em Planeamento Hierárquico da Produção, o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1991 com uma tese em Controladores Digitais e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica em 1984 em Sistemas de Potência.

 

A sua principal actividade científica é a Investigação Operacional e Ciências de Gestão e a maior parte da sua investigação foi orientada pelas necessidades da indústria, serviços e administração pública. A utilização eficiente dos recursos foi o seu principal motor na resolução de problemas integrados de produção: i.e., logística, problemas de encaminhamento de veículos e planeamento da produção, envolvendo sobretudo corte e empacotamento. Na área dos transportes tem também trabalhado activamente em sistemas de mobilidade partilhada, onde a integração de decisões sobre preços e planeamento de capacidades foi abordada de um ponto de vista de “Revenue Management”. Do ponto de vista técnico, a sua investigação centra-se na utilização e desenvolvimento de abordagens meta-heurísticas e na sua hibridização com métodos baseados na Programação Matemática.

 

Maria Antónia Carravilla foi responsável por vários contratos de I&D na área da Investigação Operacional com a indústria, serviços e administração pública. Os resultados destes contratos, quer sob a forma de sistemas de apoio à decisão, quer de relatórios de análise, revelaram-se muito relevantes para estas organizações, gerando relações de colaboração a longo prazo com a FEUP. Os contratos de investigação pura foram maioritariamente financiados pela FCT em Portugal, mas também pela União Europeia, FAPESP e CAPES no Brasil e pelo Ministério da Ciência e Educação de Espanha. Estes contratos foram a base para as teses de doutoramento dos estudantes sob a sua supervisão, dois deles como doutoramento "sanduíche" com universidades brasileiras. Este trabalho de I&D resultou em múltiplos artigos em revistas, bem como em comunicações em congressos e conferências internacionais na área da Investigação Operacional.

 

Na área da Educação e Gestão das Instituições de Ensino, participou num grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Educação que desenvolveu a Avaliação do Ensino Básico e Secundário em Portugal, foi membro do painel de avaliação de Indicadores de Resultados no Ensino Superior Politécnico e, mais recentemente, foi investigadora num projecto de construção de um Observatório da Educação em Portugal com o objetivo de construir uma base de dados do Sistema Educativo Português que permitiria avaliar os efeitos das políticas públicas na educação.

 

Foi membro da comissão executiva da FEUP como Pró-Directora para a Gestão e Controlo. No âmbito desta actividade, aplicou intensivamente ferramentas de Investigação Operacional à gestão das Instituições do Ensino Superior, tendo liderado diversos estudos relacionados com indicadores para as Instituições do Ensino Superior.

Foi Directora de Serviços Financeiros e Chefe do Gabinete de Gestão da FEUP, tendo sido responsável pelos projectos que resultaram na implementação na FEUP dos fluxos de trabalho centrais relacionados com os Serviços Financeiros, que são agora utilizados em toda a Universidade do Porto. Foi também responsável pelo Projecto Júpiter, supervisionando e organizando a mudança da FEUP para as instalações da Asprela.

Como parte das suas responsabilidades no Gabinete de Gestão, desenvolveu modelos de apoio à tomada de decisões nas Instituições de Ensino Superior, incluindo a avaliação da carga de trabalho do corpo docente, o Benchmarking Internacional das Instituições de Ensino Superior e a sua sustentabilidade. Supervisionou também uma dissertação de mestrado e foi co-autora de um artigo de jornal sobre sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior.

 

Maria Antónia Carravilla foi responsável por cursos relacionados com Investigação Operacional, Gestão de Operações e Logística ao nível de BSc, MSc e Doutoramento. Supervisionou um grande número de teses de mestrado, tanto no meio industrial como na academia. No âmbito da actividade docente, liderou vários projectos pedagógicos cujos resultados foram divulgados em congressos, conferências e workshops (mais de uma dezena de comunicações), e em palestras convidadas em várias instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil.

Desde 2010 organiza “streams” dedicadas ao ensino e à aprendizagem em conferências internacionais e nacionais na área da Investigação Operacional.

Recebeu o prémio de Excelência Pedagógica, com o qual a FEUP distingue o seu melhor professor nos 5 anos anteriores, na primeira vez que esse prémio foi atribuído na FEUP.

mac@Scopus

mac@Google Scholar

mac@LinkedIn

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência
Instituto de Interface: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-05-27 às 02:49:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais