Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Intensive Course of Portuguese for Foreigners
Bandeira a meia haste - A FEUP encontra-se de luto
Você está em: Início > Maria Antónia Carravilla
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Maria Antónia Carravilla

Fotografia de Maria Antónia da Silva Lopes de Carravilla
Nome: Maria Antónia da Silva Lopes de Carravilla Ligação à página pessoal de Maria Antónia da Silva Lopes de Carravilla
Sigla: MAC
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-000-AK6
ORCID http://orcid.org/0000-0002-9245-2674
Email Institucional: mac@fe.up.pt
Telefone: 22 508 1517
Voip: 3240
Extensão Telefónica: 3240
Salas: I212

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Comissariado para Sustentabilidade 2015-04-02
Vice-presidente do Conselho de Representantes 2017-05-19
Membro do Conselho de Representantes 2017-04-03
Membro do Conselho Científico 2014-10-17
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2018-11-19
Diretor de Programa Doutoral Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28
Presidente da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-01-28

Apresentação Pessoal

Maria Antónia Carravilla é Professora Associada com agregação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tendo-se doutorado em 1996 e concluído a agregação em 2010. É investigadora sénior no INESC TEC e é também docente na Porto Business School da Universidade do Porto, nos programas MBA e MBA Executivo e Professora Visitante da Universidade de São Paulo (USP).

Na sua atividade relacionada com a gestão de ensino superior, pertenceu à comissão executiva da FEUP como Pró-Diretora para a Gestão e Controlo. No âmbito dessa atividade aplicou intensa e inovadoramente as ferramentas proporcionadas pela Investigação Operacional à gestão de Instituições de Ensino Superior, tendo liderado vários estudos relacionados com indicadores para Instituições de Ensino Superior. Participou também em exercícios de Bechmarking internacional de Instituições de Ensino Superior. Da sua intervenção na gestão da FEUP destaca-se a promoção da criação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem, em 2008. Foi ainda membro do Conselho de Representantes da FEUP (2010-2014) e é membro eleito do Conselho Científico da FEUP desde 2001.

Foi responsável por vários contratos de I&D na área da Investigação Operacional com a indústria, serviços e administração pública. Os resultados desses contratos, quer na forma de sistemas de apoio à decisão quer na forma de relatórios de análise, provaram ser muito relevantes para essas organizações, gerando relações duradouras de colaboração com a FEUP. Os contratos de investigação pura foram na sua maioria financiados pela FCT em Portugal, mas também pela União Europeia, pela FAPESP e CAPES no Brasil e ainda pelo Ministério de Ciência e Educação de Espanha. Esses contratos serviram de base às teses de doutoramento de estudantes de doutoramento que já concluíram este grau sob sua orientação, dois dos quais como doutoramento sanduíche com universidades brasileiras, e de outros que atualmente orienta. Deste trabalho de I&D resultaram dezenas de publicações em revista de circulação internacional, para além de várias dezenas de comunicações em congressos e conferências internacionais na área da Investigação Operacional.

Na sua atividade docente foi responsável por diversas unidades curriculares relacionadas com Investigação Operacional, Gestão de Operações e Logística e leciona no primeiro ciclo, no segundo ciclo e também em programas doutorais. Nesse âmbito orientou também um grande número de teses de mestrado tanto em ambiente industrial como na academia. No âmbito da atividade docente desenvolveu vários projetos pedagógicos cujos resultados foram divulgados não só em congressos, conferências e workshops (mais de uma dezena de comunicações), mas também em palestras convidadas em várias instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil. Um destes trabalhos foi alvo de uma publicação em revista internacional. Tem organizado nos últimos anos sessões dedicadas ao ensino-aprendizagem em conferências internacionais da área de Investigação Operacional e também na conferência da associação portuguesa de Investigação Operacional.

Recebeu, em 2009, o primeiro Prémio de Excelência Pedagógica atribuído pela FEUP, que tem como objetivo premiar o melhor professor da FEUP nos 5 anos anteriores.

mac@Scopus

mac@Google Scholar

mac@LinkedIn

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência
Instituto de Interface: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 12:07:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais