Nome: | Marcelo Francisco de Sousa Ferreira de Moura |
Sigla: | MFM |
Estado: | Ativo |
R-000-A9S | |
0000-0002-2151-3759 | |
7E17-BCF0-D9A0 | |
A-6549-2008 | |
56677418700 |
Telefone: | 22 508 1727 |
Extensão Telefónica: | 1715 |
Salas: | L316 |
|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro do Conselho de Departamento - Departamento de Engenharia Mecânica | 2024-11-25 |
Marcelo F. S. F. de Moura obteve o Doutoramento (1996) em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde exerce as funções de docente universitário desde 1986. É, atualmente Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, desde 2024.
A sua área de investigação está relacionada com o estudo do comportamento mecânico de materiais compósitos artificiais e naturais. Neste âmbito dedicou-se a análise do comportamento destes materiais sob solicitações de impacto de baixa velocidade, compressão após impacto, caracterização do seu comportamento à fratura e à fadiga, juntas coladas e desenvolvimento de modelos numéricos de dano coesivos e em meio contínuo.
Na componente letiva é coregente da unidade curricular de Mecânica II incluída plano curricular dos cursos de Mestrado Integrado de Engenharia Mecânica (MIEM) e Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) no 2º ano, em semestres diferentes. É ainda regente das unidades curriculares de Materiais Compósitos e de Laminados Compósitos do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica (PRODEM) que funcionam em regime tutorial.
|